Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42854
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dc.contributor.advisor1Marcel de Lima Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1099527748440390pt_BR
dc.contributor.referee1José de Paiva dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Juliana Borges Oliveira de Moraispt_BR
dc.creatorHanna Karolyne Souza Simõespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313595300759291pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T18:51:11Z-
dc.date.available2022-07-01T18:51:11Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42854-
dc.description.abstractO estudo de biografias e (auto)biografias explora como os seres humanos entendem e dão sentido a si mesmos, aos Outros e ao mundo por meio da escrita. A escrita da própria vida e da vida de outra pessoa é avaliada em um primeiro momento de acordo com a veracidade do que foi relatado. No entanto, a presença constante e necessária da ficção nas (auto)biografias tem como razão fundamental a violência e as experiências traumáticas que podem ser esquecidas, omitidas ou ignoradas. E no caso de narrativas afro-americanas, os eventos traumáticos devem ser eliminados ou suavizados para serem "adequados" ao gosto dos leitores brancos. Portanto, poder, memória e história desempenham papéis importantes na análise desta dissertação, pois esses conceitos ajudam a constituir a identidade do sujeito negro, bem como sua identidade coletiva. No entanto, existem alguns elementos cruciais para compreender o que torna algumas (auto)biografias mais promovidas do que outras. A Narrative of Sojourner Truth (1850) escrita por Sojourner Truth e Olive Gilbert, e a Religious Experience and Journal of Mrs. Jarena Lee (1849), escrita por Jarena Lee, são exemplos de obras que foram excluídas do cânone (auto)biográfico. Por exemplo, ao responder à pergunta: o que significa ter duas religiosas afro-americanas do século XIX publicando suas narrativas de vida contra o pensamento hegemônico do período, examinamos como aspectos de gênero, raça e religião fornecem a sobreposição de interpretações às suas construções literárias (auto)biográficas que potencializam suas abordagens transgressivas e plurais. Diante disso, esta dissertação explora o lugar das mulheres negras na sociedade e como, não obstante a mediação de suas vivências por rótulos da sociedade a elas impostos, essas mulheres construíram um lugar de resistência ao resgatar o discurso religioso hegemônico e expor os preconceitos e a opressão endossados pelo Cristianismo em relação à gênero e raça.pt_BR
dc.description.resumoThe study of biographies and (auto)biographies explores how humans understand and give meaning to themselves, to Others, and to the world through writing. The writing of one's life and the life of another person is at first evaluated according to the veracity of what has been reported. Yet, the constant and necessary presence of fiction in (auto)biographies have as a key reason the violence and traumatic experiences that can be forgotten, omitted, or ignored. And in the case of African American narratives, the traumatic events must be blurred or softened in order to be “adequate” to the white readers’ taste. Hence, power, memory, and history play important roles in this thesis analysis as these concepts help to constitute the black subject’s identity as well as their collective identity. However, there are some crucial elements to understand what makes some (auto)biographies more promoted than others. Sojourner Truth and Olive Gilbert’s Narrative of Sojourner Truth (1850) and Jarena Lee’s Religious Experience and Journal of Mrs. Jarena Lee (1849) are examples of works that have been excluded from (auto)biographical cannon. For instance, by answering the question: what does it mean to have two nineteenth century African American religious women publishing their life narratives against the period’s hegemonic thought, we examinate how aspects of gender, race and religion provide overlapping interpretations to their (auto)biographical literary constructions that enhance their transgressive and plural approaches. In light of this, this thesis explores the place of black women in society and how, notwithstanding the mediation of their experiences by labels society thrust onto them, these women constructed a place of resistance by reclaiming the hegemonic religious discourse and exposing the prejudices and oppression Christianity endorsed regarding both gender and race.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSojourner Truthpt_BR
dc.subjectJarena Leept_BR
dc.subject(auto)biographypt_BR
dc.subjectracept_BR
dc.subjectgenderpt_BR
dc.subjectreligionpt_BR
dc.subject.otherTruth, Sojourner, m. 1883. – Narrative of Sojourner Truth. – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLee, Jarena, 1783- - Religious Experience and Journal of Mrs. Jarena Lee – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteratura americana – Escritoras negras – História e críticapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literatura – Estados Unidospt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.subject.otherBiografia (como forma literária)pt_BR
dc.subject.otherReligião e Literaturapt_BR
dc.titleAfrican American religious (auto)biographies: the narratives of Sojourner Truth and Jarena Leept_BR
dc.title.alternative(Auto)biografias religiosas afro-americanas: as narrativas de Sojourner Truth e Jarena Leept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0387-2173pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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African American Religious (Auto)biographies - Dissertacao - Hanna Simoes.pdfDissertação UFMG - (Auto)biografias religiosas afro-americanas - Hanna Simões1.26 MBAdobe PDFView/Open


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