Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42860
Type: Tese
Title: Ensino da temporalidade verbal na perspectiva da semântica da enunciação: propostas teórico-metodológicas para o trabalho com Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental
Other Titles: Teaching of verbal temporality in the perspective of the semantics of enunciation: proposal theoretical-methodological proposals for working with Portuguese in the final years of elementary school
Authors: Cláudia Ribeiro Rodrigues
First Advisor: Luiz Francisco Dias
First Referee: Silvia Rodrigues Vieira
Second Referee: Elke Beatriz Félix Pena
Third Referee: Aderlande Pereira Ferraz
metadata.dc.contributor.referee4: Adriane Teresinha Sartori
metadata.dc.contributor.referee5: Gabriele Cristine Carvalho; Igor Caixeta Trindade Guimarães
Abstract: Desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, no âmbito da Linguística Aplicada, com base nos princípios da Semântica da Enunciação, pautando-nos em Bally, Benveniste, Ducrot, Guimarães e Dias cujos estudos fornecem condições de observar como acontece a produção de sentido. Nessa perspectiva, a enunciação é um acontecimento histórico-social afetado pela interdiscursividade que permeia as práticas de linguagem do locutor. Durante esse acontecimento, o sujeito mobiliza as formas linguísticas e atualiza a memória dos dizeres, produzindo e direcionando efeitos de sentido. Nosso objeto de estudo é o ensino da temporalidade verbal. Com foco no tempo futuro do pretérito simples e composto, investigamos como o trabalho de análise do tempo linguístico em sala de aula é recomendado pela Base Nacional Curricular Comum (2018) e analisamos como esse tempo é tratado em gramáticas de língua portuguesa e em três coleções de livros didáticos destinados aos anos finais do ensino fundamental. Observamos uma discrepância entre o que recomenda o documento para o ensino da língua e o modo como esse trabalho é feito nos materiais didáticos. Desse modo, nosso objetivo com esta pesquisa foi proporcionar subsídios teóricos e metodológicos para o ensino da categoria dos verbos na educação básica, apontando um novo olhar para a constituição da temporalidade verbal e, consequentemente, contribuir para uma redefinição do trabalho de análise linguística com atividades que levem o aluno a refletir sobre os aspectos enunciativos da linguagem. Para tanto, apresentamos uma proposta de análise das formas verbais do futuro do pretérito, em seu formato simples ou composto, em situações reais de funcionamento da língua, por meio da observação de seus planos temporais. Desse modo, é possível visualizar os vários aspectos enunciativos expressos por essas formas verbais e entender o modo como elas colaboram com produção de sentido do enunciado e, como efeito, na construção do sentido global do texto. Ainda, propomos o ensino de análise linguística da categoria dos verbos em que as redes enunciativas, técnica desenvolvida por Dias (2018) que permite observar as dimensões orgânicas e enunciativas da língua, se configurem como ferramenta de ensino para que o aluno reconheça o tempo linguístico como fator semântico-enunciativo essencial na construção de sentido dos textos. Os resultados apontam que nossa proposta de análise e de ensino projeta elementos capazes de cobrir ou de amenizar o distanciamento entre teoria, diretrizes e práticas de ensino, contribuindo tanto com a parte teórica quanto com a parte metodológica para uma compreensão adequada do tempo verbal e para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita.
Abstract: We developed a qualitative research, within the scope of Applied Linguistics, based on the principles of the Semantics of Enunciation, based on Bally, Benveniste, Ducrot, Guimarães and Dias, whose studies provide conditions to observe how the production of meaning takes place. From this perspective, the enunciation is a historical-social event affected by the interdiscursivity that permeates the speaker's language practices. During this event, the subject mobilizes linguistic forms and updates the memory of the sayings, producing and directing meaning effects. Our object of study is the teaching of verbal temporality. Focusing on the future tense of the simple and compound past tense, we investigate how the work of analyzing linguistic tense in the classroom is recommended by the National Common Curriculum Base (2018) and analyze how this tense is treated in Portuguese grammars and in three collections textbooks for the final years of elementary school. We observed a discrepancy between what the document recommends for language teaching and the way this work is done in teaching materials. Thus, our objective with this research was to provide theoretical and methodological subsidies for teaching the category of verbs in basic education, pointing a new look at the constitution of verbal temporality and, consequently, contributing to a redefinition of the work of linguistic analysis with activities that lead the student to reflect on the enunciative aspects of language. Therefore, we present a proposal for the analysis of the verb forms of the future tense, in their simple or compound format, in real situations of language functioning, through the observation of their temporal plans. In this way, it is possible to visualize the various enunciative aspects expressed by these verbal forms and understand the way in which they collaborate with the production of the utterance's meaning and, as an effect, in the construction of the global meaning of the text. Furthermore, we propose the teaching of linguistic analysis of the category of verbs in which the enunciative networks, a technique developed by Dias (2018) that allows observing the organic and enunciative dimensions of the language, are configured as a teaching tool for the student to recognize the linguistic time as an essential semantic-enunciative factor in the construction of meaning in texts. The results show that our analysis and teaching proposal projects elements capable of covering or softening the gap between theory, guidelines and teaching practices, contributing both the theoretical and the methodological parts to an adequate understanding of the verb tense and to the development of reading and writing skills.
Subject: Língua portuguesa (Ensino fundamental) – Estudo e ensino
Linguística aplicada
Enunciação
Livros didáticos – Avaliação
Língua portuguesa – Verbos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/42860
Issue Date: 24-May-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE - CLAUDIA RIBEIRO RODRIGUES - PDFA.pdfTese de Doutorado Cláudia Ribeiro Rodrigues11.5 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons