Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Constância Lima Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487085115563331pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ana Maria de Oliveira Galvãopt_BR
dc.contributor.referee1Marcelino Rodrigues da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Antônio Alexandrept_BR
dc.contributor.referee3Rosilene Alves de Melopt_BR
dc.contributor.referee4Durval Muniz de Albuquerque Júniorpt_BR
dc.creatorAndré Magri Ribeiro de Melopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8149926520037224pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T21:39:19Z-
dc.date.available2022-07-01T21:39:19Z-
dc.date.issued2022-06-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42862-
dc.description.abstractThe objective of this research was to develop a panoramic carthography of Brazilian literature genre Cordel in contemporary times, focusing on the critical and poetic production from 1990 to 2020. Our data are composed of brochures, booklets, books and blog and social network posts. We sought to understand how cordel, an invented tradition of Brazilian Literarure, persists, recreates, and refigures itself, both out of the materiality of printed and digital reading supports. Also, the order of discourse which pervades researchers, poets and editors’ speeches. The archives received qualitative and quantitative treatment based on parameters of Foucauldian discourse analysis, philosophy of difference, History theory, post-literary criticism and Cultural perspectives and History of Reading. The results suggest that the reinvention of cordel is associated within the scope of institutional discourses that exert a productive force on this process, taking it into an interdisciplinary transit between some fields of knowledge and to the use of historical and historiographical concepts and procedures of interpretation that denaturalize and situate it this process in time. The analysis of the editing and printing components indicated the progressive refinement of cordel publishing in the last decades, signaled by the multiplicity of sophisticated supports, graphic-visual projects, editorial paratexts, types of paper, composition, illustration and printing techniques, circulation, dissemination, and insertion of cordeis in different literary fields and events contexts. The poets mostly quoted by legitimated literary instances are white men, supposedly heterosexual, living in capitals or other large cities, over 45 years age, mainly. As for the selected poems, the majority were written by women, it was observed their critical views against regimes of truth which support the regional and traditional cordel literary culture. Especially noticed throughout the narratives permeated by cultures and subjects that are stereotyped and dehumanized, such as women, transvestites, homosexuals, black people and black-Brazilian religions. The research shows that cordel is an archive of secular forms, expressions and imaginaries, and a territory of contemporary forces and their untimeliness, always open to reinvention and displacement, as well. It is the result of historical and human experiences whoever writes it, recites it, reads/listens to it, edits it, researches it.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi elaborar uma cartografia-panorama da literatura de cordel brasileira na contemporaneidade, com foco na produção crítica e poética de 1990 a 2020. Foram utilizadas como principais fontes, além de outros documentos, textos de leitores autorizados, os próprios poemas e seus meios de inscrição material: folhetos, livretos, livros e postagens em blogue e rede social. Buscou-se compreender como o cordel, uma tradição inventada, persiste, recria-se e refigura-se, tanto a partir das materialidades e textualidades dos objetos de leitura impressos ou digitais, como a partir da ordem do discurso fabricada, em especial, pelos dizeres de pesquisadores, poetas e editores. Cruzados e bricolados, os arquivos receberam tratamento qualitativo e quantitativo com base em parâmetros da análise do discurso foucaultiana, da filosofia da diferença, da teoria da história, da pós-crítica literária e da história cultural e da leitura. Os resultados deste trabalho sugerem que a reinvenção do cordel está associada, no âmbito dos discursos institucionais que sobre ele exercem força produtiva, ao trânsito interdisciplinar entre campos do conhecimento e ao emprego de conceitos e procedimentos de interpretação históricos e historiográficos que o desnaturalizam e o situam no tempo. A análise dos componentes de edição e materialidade indicou o progressivo refinamento da publicação de cordel nas últimas décadas, sinalizado pela multiplicidade de sofisticados suportes, projetos gráfico-visuais, paratextos editoriais, tipos de papel, técnicas de composição, ilustração e impressão, e estratégias de circulação, divulgação e inserção dos textos no campo literário. Entre os/as poetas mais citados/as pelas instâncias de legitimação, predominam homens brancos, supostamente heterossexuais, residentes em capitais ou outras grandes cidades, com mais de 45 anos de idade. Nos poemas selecionados, a maioria de autoria feminina, observou-se a presença de dicções críticas aos regimes de verdade que regionalizaram e tradicionalizaram a literatura de cordel, sobretudo nas narrativas habitadas por culturas e sujeitos, via de regra, estereotipados, negativados e desumanizados, como mulheres, travestis, homossexuais, pessoas negras e religiões negro-brasileiras. A pesquisa mostrou, em linhas gerais, que o cordel é, ao mesmo tempo, um arquivo de formas, expressões e imaginários seculares, e um território das forças do contemporâneo e sua intempestividade, sempre aberto à reinvenção e ao deslocamento, pois resulta da experiência histórica e humana de quem o escreve, o recita, o lê/ouve, o edita, o pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordel contemporâneapt_BR
dc.subjectPoesia brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectReinvenção da tradiçãopt_BR
dc.subjectPós-crítica literária e culturalpt_BR
dc.subject.otherLiteratura de cordel brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira – Séc. XX – História e críticapt_BR
dc.subject.otherLiteratura brasileira – Séc. XXI – História e críticapt_BR
dc.subject.otherPoesia brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherMulheres na literaturapt_BR
dc.subject.otherNegros na literaturapt_BR
dc.titleUma tradição reinventada: o cordel na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeA reinvented tradition: cordel in contemporary timespt_BR
dc.title.alternativeUne tradition réinventée: le cordel à l'époque contemporainept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-5410-9317pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Uma tradição reinventada_arquivofinal.pdf12.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.