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http://hdl.handle.net/1843/42881
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Marlene de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0146077522102988 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dalgiza Andrade Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Edivanio Duarte de Souza | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Francisca Rosaline Leite Mota | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ronaldo Ferreira de Araujo | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Marília de Abreu Martins de Paiva | pt_BR |
dc.creator | Edcleyton Bruno Fernandes da Silva | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3726961457442749 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T17:42:37Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T17:42:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/42881 | - |
dc.description.resumo | A constituição e a consolidação de um campo de conhecimento consistem no aprofundamento teórico e metodológico, bem como na aplicação dessas teorias e metodologias em pesquisa e serviços/produtos para a sociedade. A formação docente é um importante elemento para a construção de um novo espaço de discussão acadêmica, pois nesse espaço são construídas abordagens e perspectivas temáticas, tanto do ponto de vista teórico, quanto metodológico. A Ciência da Informação, no Brasil, abriga docentes/pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que se fazem presentes no ensino e na pesquisa. Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a formação dos 327 docentes/pesquisadores dos 18 Programas de Pós- Graduação Stricto senso em Ciência da Informação e sua produção científica no período de 2010 a 2021. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória quanto aos objetivos, por proporcionar maiores informações acerca de um conteúdo pouco explorado por estudos científicos. A coleta dos dados sobre os programas Pós-graduação foram levantados na Plataforma Sucupira e por meio das páginas de cada programa. Para análise dos perfis dos docentes/pesquisadores foram utilizadas as seguintes categorias de formação: Graduação; Mestrado; Doutorado; Mestrado e Doutorado; Docentes Sem Formação na Área; Docentes bolsistas de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e Linhas de Pesquisa. Para análise da produtividade científica, foram selecionados 50% dos docentes/pesquisadores com maior número de produções científicas de cada Programa, utilizando as seguintes categorias analíticas: Periódicos Científicos; Qualis/Capes e Produção Científica empregando a Taxonomia de Hawkins, Larson e Caton (2003). Os docentes/pesquisadores produziram 6469 artigos científicos. Dessa produção observou-se que em algumas subáreas da Ciência da Informação isso se dá de forma especializada, porém, de forma horizontal em outras temáticas. Os resultados conforme aquela taxonomia apontam que a classe 6 - Produção editorial e distribuição - obteve o maior percentual, com 22,4% (83 termos), acompanhada da classe 1 - Pesquisa em ciência da informação -: 18,9% (70 termos) e da classe 7 - Tecnologias da informação -, com 16,2% (60 termos). Os resultados apontam para uma concentração temática nessas áreas em termos de produção científica, por apresentarem juntas mais da metade, respectivamente 58,1% (213 termos). A análise das palavras-chave dos artigos gerou 10826 termos. A análise quantitativa indicou o crescimento da Ciência da Informação no Brasil nos últimos anos. Verificou-se que alguns Programas possuem um número expressivo de pesquisas publicadas e baixo alcance de periódicos científicos. Constatou-se também que há docentes/pesquisadores que possuem uma grande variedade de formações e titulações em diferentes áreas do conhecimento. Essa característica pode acarretar pelo menos dois efeitos: um para a formação e outro para a pesquisa em Ciência da Informação. Por outro lado, contatou-se um elevado número de docentes/pesquisadores sem formação em Ciência da Informação. Observou-se que a produção científica de docentes de alguns PPG em Ciência da Informação não está situada nas áreas consideradas “núcleo duro” da Ciência da Informação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Perfil docente em ciência da informação | pt_BR |
dc.subject | Produtividade científica docente em ciência da informação | pt_BR |
dc.subject | Formação em ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação na ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciência da informação | pt_BR |
dc.subject.other | Produção cientifica | pt_BR |
dc.title | O perfil do docente/pesquisador da Ciência da Informação no Brasil: uma análise da formação e da produtividade científica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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