Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42917
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Conjuntura histórica e sociopolítica das relações de gênero no ensino superior do Brasil |
Authors: | Luciana Santos Lenoir Renato Dourado Maia Silvana Mendes Cordeiro |
Abstract: | A História da Educação revela que as desigualdades de gênero estão presentes em diferentes contextos socais e que as mulheres tendem a ser excluídas ou desvalorizadas. No caso brasileiro, mediante a implementação das denominadas políticas universalistas de inclusão, constatou-se que tal cenário começou a sofrer alterações. Um indicador é o crescimento da presença de mulheres no ensino superior, que por décadas foi salvaguardado por homens. Ressalta-se que as discussões alusivas à educação inclusiva concomitante à igualdade de gênero adquiriram ênfase em 2015 quando estabeleceu-se na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, o plano de ação intitulado “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. O documento em questão traçou uma série de metas que visa, até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo a universidade. Indica ainda a necessidade de aumentar a utilização de tecnologias de base tendo em vista oportunizar o empoderamento das mulheres, como também, de adotar políticas sólidas e legislação aplicável para a promoção da igualdade de gênero. Nesse contexto, o presente trabalho expõe a conjuntura histórica e sociopolítica da presença e participação das mulheres brasileiras na educação superior e também apresenta os componentes educacionais da população adulta conforme o Índice de Desenvolvimento Humano – IDHM de Montes Claros. Trata-se de uma análise conduzida por levantamento bibliográfico e dados quantitativos disponibilizados pela Plataforma de consulta ao Atlas de Desenvolvimento no Brasil. |
Subject: | Relações de gênero Ensino superior - Brasil Educação inclusiva Desenvolvimento sustentável Igualdade na educação Índice de Desenvolvimento Humano Integração social Neoliberalismo Globalização - Aspectos sociais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42917 |
Issue Date: | Aug-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://congressods.com.br/sexto/anais_sexto/ARTIGOS_GT07/CONJUNTURA%20HISTORICA%20E%20SOCIOPOLITICA%20DAS%20RELACOES%20DE%20GENERO%20NO%20ENSINO%20SUPERIOR%20DO%20BRASIL.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso em Desenvolvimento Social |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Conjuntura histórica e sociopolítica das relações de gênero no ensino superior do Brasil.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.