Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42933
Tipo: Artigo de Evento
Título: A utilização de sistemas de mapeamaento colaborativo online como ferramenta nos processos de requalificação urbana
Título(s) alternativo(s): The use of online collaborative mapping systems as a tool in urban regeneration processes
Autor(es): Fernando Pacheco Nascimento
Bianca de Cássia Chaves Ribeiro
Leandro Dos Santos Magalhães
Renato Cesar Ferreira de Souza
Resumo: A grande evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação nas últimas décadas tem transformado a relação dos usuários com as ferramentas digitais, resultando na disseminação de ferramentas colaborativas para geolocalização de dados, tanto na produção de mapeamentos como na divulgação de informações. Neste contexto, arquitetos e planejadores urbanos tornam-se agentes potenciais na compreensão de como estes eventos podem influenciar os processos de ocupação e transformação das cidades. O presente trabalho, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir os potenciais de utilização de mapas colaborativos online como instrumentos para auxílio aos processos de planejamento e requalificação dos espaços públicos, tendo em vista a utilização de dados fornecidos pelos próprios usuários desses espaços. Considerou-se a utilização de aplicativos que permitem registros dinâmicos de incidentes espaciais reportados por usuários em ferramentas específicas, possibilitando a concentração e visualização dessas ocorrências na forma de dados geograficamente localizados sobre um mapa. Foram levantadas, para isso, experiências análogas que utilizam sistemas colaborativos baseados em mapas online. Os principais eixos temáticos abordados são os mapas web e plataformas colaborativas, design universal, estratégias de avaliação ambiental e requalificação de espaços públicos. O método adotado é o estudo de caso, tendo como objeto a utilização do aplicativo Ushahidi para avaliação ambiental do Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) segundo parâmetros de desenho universal, habitabilidade, acessibilidade e riscos, seguido de propostas de requalificação urbana a partir dessa avaliação. O mapeamento de incidentes ambientais foi realizado no local por graduandos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMG. Pretende-se com este trabalho ampliar a compreensão dessas tecnologias e seus potencias para transformação do processo de incorporação de informações provenientes dos usuários nos processos de planejamento e requalificação de espaços públicos.
Assunto: Planejamento urbano
Planejamento regional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42933
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://https://enanparq2016.files.wordpress.com/2016/09/s19-05-pacheco-f-et-al1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Anais do iv enanparq - estado da arte
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE MAPEAMENTO COLABORATIVO ONLINE COMO.pdf2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.