Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/42958
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aspectos que influenciam na vitalidade das ruas comerciais: um estudo cross-cultural
Autor(es): Paula Barros
Resumen: Este estudo faz parte de uma pesquisa maior que examina as ruas comerciais como destinos para realizar todos os tipos de atividades sociais, em vez de meros caminhos para caminhar, andar de bicicleta, dirigir e assim por diante. Para aprofundar nossa compreensão sobre os aspectos mais universais e únicos que podem atrair e reter pessoas em ruas comerciais, esta pesquisa replica uma investigação realizada no contexto dos Estados Unidos (região metropolitana de Boston, Tampa, Flórida e Cincinnati, Ohio). Levantamentos físicos e observações estruturadas e não estruturadas foram usados ​​para examinar atividades sociais estacionárias em quatro ruas comerciais no centro turístico da Savassi em Belo Horizonte, Brasil. Os resultados preliminares confirmaram que alguns aspectos do desenho urbano, uso do solo e personalização influenciam a vivacidade das ruas comerciais. No entanto, na Savassi, as evidências indicam que a personalização dos contratempos com elementos semifixos para criar uma sensação de "sala ao ar livre" acaba por aumentar a intensidade da vida nas ruas.
Abstract: This study is part of a larger research that examines commercial streets as destinations to carry out all sorts of social activities rather than mere paths for walking, cycling, driving, and so forth. To deepen our understanding on the most universal and unique aspects likely to attract and retain people in commercial streets, this research replicates an investigation carried out in the context of United States(Boston metropolitan area, Tampa, Florida and Cincinnati, Ohio). Physical surveys as well as structured and unstructured observations were used to examine stationary social activities on four commercial streets in the touristic centre of Savassi in Belo Horizonte, Brazil. The preliminary findings confirmed that some urban design aspects, land uses as well as personalization, influence the liveliness of commercial streets. However, in Savassi, the evidence indicates that personalization of setbacks with semi-fixed elements to create a sense of 'outdoor room' end to enhance the intensity of street life.
Asunto: Ruas
Belo Horizonte (MG)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42958
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/1869
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA VITALIDADE DAS RUAS COMERCIAIS UM ESTUDO CROSS-CULTURAL.pdf861.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.