Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanilo de Carvalho Botelho Almeidapt_BR
dc.creatorRoberto Eustaáquio dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T21:43:18Z-
dc.date.available2022-07-06T21:43:18Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue23pt_BR
dc.identifier.isbn9786580968091pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42990-
dc.description.resumoA proclamação da República em 1889 foi elemento chave na articulação da mudança da capital mineira, pretendida desde a Inconfidência, cem anos antes. E essa mudança se materializou na construção de um novo centro regional, em torno da qual se forja um consenso entre forças políticas tradicionais, sediadas em Ouro Preto, e forças políticas emergentes, principalmente da Zona da Mata e do Sul de Minas, ao mesmo tempo em que se busca reorganizar a economia mineira face a nova ordem nacional. Entre os principais agentes dessa reorganização, estava um grupo com pretensão modernizante e já economicamente forte. A essa nova elite, cujo intuito era garantir poder político correspondente à sua expressão econômica (LE VEN, 1977), interessava desalojar de Ouro Preto as forças políticas tradicionais, ali instaladas desde o auge da exploração do ouro. Era primordial, portanto, a criação de um marco zero, que acabou resultando na construção de Belo Horizonte. Mas tal fato constituiu também uma grande oportunidade para o igualmente emergente grupo profissional dos engenheiros, formados nas escolas politécnicas e organizados no Club de Engenharia do Rio de Janeiro. A eles interessava tanto se aproximar do poder político por meio da oferta de conhecimento técnico, quanto se legitimar socialmente, adquirindo status e prestígio na recente república brasileira, tal como já o tinham feito na Europa (PICON, 1992). O ideário da racionalidade técnico-científica orientou os trabalhos tanto da comissão encarregada de selecionar o sítio de implantação, quanto da comissão encarregada de conceber e construir a Nova Capital a partir de 1894. O arrojo do traçado urbano inspirado na Paris de Haussmann e das teorias e tecnologias desenvolvidas na École Polytechnique foram ingredientes fundamentais na legitimação da mudança e na construção da imagem de modernidade como um símbolo do novo arranjo político. Fato é que aí se engendra um modelo (ANGOTTI-SALGUEIRO, 2001) de planejamento e gestão urbanos ainda hoje praticados apesar de muito desrespeitoso com as características do sítio natural de implantação da cidade (BOTELHO ALMEIDA, 2018). Este artigo tem o intuito de descrever tal modelo e discutir as razões de sua permanência a partir da reconstituição da História da construção da cidade, com foco nas obras públicas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso da Associação de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectBelo Horizontept_BR
dc.subjectPoder políticopt_BR
dc.subjectConhecimento técnicopt_BR
dc.subject.otherPlanejamento urbanopt_BR
dc.subject.otherEngenhariapt_BR
dc.subject.otherRepúblicapt_BR
dc.titleA engenharia republicana: poder político e conhecimento técnico na concepção de Belo Horizontept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://proceedings.science/arquisur-2019/papers/a-engenharia-republicana--poder-politico-e-conhecimento-tecnico-na-concepcao-de-belo-horizontept_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A ENGENHARIA REPUBLICANA.pdf1.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.