Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDanilo Lopes Fernandespt_BR
dc.creatorLisandra Maria Alves Matospt_BR
dc.creatorEmanuelly Canabrava Magalhaespt_BR
dc.creatorChristian Dias Cabacinhapt_BR
dc.creatorAdriana Leandra de Assispt_BR
dc.creatorCarlos Alberto Araújo Júniorpt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T11:20:00Z-
dc.date.available2022-07-07T11:20:00Z-
dc.date.issued2020-
dc.citation.volume50pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1047pt_BR
dc.citation.epage1052pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.5380/rf.v50 i1.60996pt_BR
dc.identifier.issn1982-4688pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43006-
dc.description.abstractInfluência da localização das pilhas de madeira nos custos de transporte florestal rodoviário. Destacada a importância do planejamento do transporte florestal rodoviário por sua alta participação no custo final da madeira, a distância entre talhões de plantios florestais e o destino final deve ser otimizada de forma que reduza o custo do processo. É conhecida a relação entre a distância e o custo do transporte, contudo ainda é necessário avaliar o quanto o posicionamento das pilhas de madeira dentro do talhão interfere nesse custo. Dessa forma, procurou-se avaliar a influência do local de empilhamento de madeira nos custos do transporte florestal rodoviário. Com a utilização do software QGIS, foi realizada a vetorização do mapa geral de uma propriedade localizada no estado de Minas Gerais, sendo as áreas de plantio representadas por polígonos, as estradas de acesso interno e externo representadas por linhas e os possíveis locais de empilhamento da madeira a ser transportada sendo representados por pontos. Em cada talhão foram considerados quatro locais para empilhamento da madeira, sendo cada um deles em uma de suas faces. Considerando isso, foram realizadas simulações de rotas ótimas baseadas no critério da menor distância entre cada pilha de madeira e uma planta de carbonização. Os resultados apontaram uma redução de 32% no custo final do transporte quando se optou pelo empilhamento da madeira nos locais mais próximos da planta de carbonização. Assim, pode-se afirmar que a escolha do ponto ideal de empilhamento, sob o aspecto da maior proximidade ao local de destino do transporte de madeira, pode gerar economia neste processo.pt_BR
dc.description.resumoGiven the importance of forest transportation planning due to its high contribution in wood final cost, the distance between forest plantation stands and the wood final destination should be optimized in order to reduce process cost. The relation between distance and transportation cost is known, yet, it is still necessary to evaluate how much the location of the wood piles inside the stand interferes with its final cost. Thus, we try to evaluate the influence of the wood stacking location on forest transportation costs. The vectorization of the general map of a property located in Minas Gerais state was performed through the QGIS software, by representing the planting areas by polygons, internal and external access roads by lines, and the possible wood-stacking location to be transported by points. In each stand, four wood-stacking sites were considered, each on one side of the stand. Considering this, optimal route simulations were performed based on the criterion of the shortest distance between each pile of wood and a carbonization plant. The results showed a 32% reduction in the final cost of transportation when the wood is stacked in places closer to the carbonization plant. Therefore, the results evidence that the choice of the ideal stacking point, in the aspect of closer proximity to the destination of the wood transportation, can generate savings in this process.pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFlorestapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOperational Researchpt_BR
dc.subjectForest Planningpt_BR
dc.subjectForest Managementpt_BR
dc.subject.otherFlorestaspt_BR
dc.subject.otherPesquisa operacionalpt_BR
dc.subject.otherGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.otherMadeira -- Transportept_BR
dc.subject.otherFlorestas -- Administraçãopt_BR
dc.titleInfluence of wood stacking location on forest transport costspt_BR
dc.title.alternativeInfluência da localização das pilhas de madeira nos custos de transporte florestalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://revistas.ufpr.br/floresta/article/view/60996pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Influência da localização das pilhas de madeira nos custos de transporte florestal.pdf298.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.