Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43092
Type: Dissertação
Title: Instrumentos de governança interorganizacionais e a satisfação do cliente: lógica de correspondência de padrões aplicada ao serviço de fretamento
Other Titles: Supply networks governance instruments and customer satisfaction: flexible pattern matching applied to charter bus transportation service
Authors: Marina Bastos Carvalhais Barroso
First Advisor: Ricardo Silveira Martins
First Co-advisor: Jonathan Simões Freitas
First Referee: Noel Torres Júnior
Second Referee: Raoni Bagno Barros
Third Referee: Aline Rodrigues Fernandes
Abstract: O presente estudo tem como objetivo geral compreender como configurações de instrumentos de governança interorganizacionais explicam a satisfação do serviço de fretamento corporativo, na perspectiva do fornecedor do serviço. O trabalho aborda especificamente a perspectiva do ator com menos poder da díade em um contexto produção de serviço, fenômeno de importância crescente, mas ainda não plenamente estudado e compreendido. Desta forma, a unidade de análise são os relacionamentos interorganizacionais entre cliente e fornecedor de serviços de fretamento. Para isso, foi adotada a lógica de correspondência de padrões, sendo o desenvolvimento da teoria desencadeado por compatibilidades e incompatibilidades entre os padrões teóricos e os padrões observados. Nos procedimentos metodológicos, no campo empírico estudado, as unidades de observação foram funcionários de uma empresa fornecedora do serviço de fretamento corporativo. Os dados foram coletados a partir de entrevistas estruturadas pela Técnica de Grade de Repertório e foram analisados por técnicas qualitativas, utilizando a Análise de Conteúdo de Honey e Análise de Coincidências (CNA). Os fornecedores ressaltaram a importância de instrumentos de governança interorganizacionais informais para a satisfação do serviço de fretamento. Os resultados evidenciam que a presença de cultura organizacional voltada para o estabelecimento de um relacionamento de parceria e determinação de nível de serviço adequado são as causas da alta satisfação do serviço. Salienta-se que, para compreender os relacionamentos interorganizacionais, deve-se considerar os relacionamentos interpessoais construídos entre funcionários das empresas da díade. Estes achados oferecem como principais contribuições teóricas o enfoque no fornecedor da díade, perspectiva do ator mais fraco e consideração das relações interpessoais no contexto do relacionamento interorganizacional. Ademais, sugere como implicações gerenciais que o cliente deve conhecer as especificidades do serviço ofertado e limitações do fornecedor, enquanto o fornecedor deve compartilhar informações com o cliente para permitir que ele compreenda as particularidades das atividades realizadas.
Abstract: The general objective of the present study is to understand how configurations of interorganizational governance instruments explain service satisfaction from the provider perspective. The work focuses on the actor with less power in a service context, a phenomenon of growing importance that is not yet fully studied and understood. The adoption of the pattern matching logic allowed the theory development to emerge from compatibilities and incompatibilities between the theory and observation. In the methodological procedures, the empirical field studied were employees of a company providing the corporate charter service. The data collection was conducted based on the Repertory Grid Technique. The study was qualitative, using Honey Content Analysis and Coincidence Analysis (CNA). The suppliers highlighted the importance of informal interorganizational governance instruments for the satisfaction of the charter service. The results show that an organizational culture aimed at establishing a partnership relationship and determining the appropriate level of service are causes of high service satisfaction. Therefore, it is necessary to consider the interpersonal relationships built between employees of the companies in the dyad to understand interorganizational relationships. These findings offer as main theoretical contributions the focus on the dyad supplier, the weaker actor perspective, and consideration of interpersonal relationships in the context of interorganizational relationships. Furthermore, it suggests as managerial implications that the customer must know the specifics of the service offered and the supplier's limitations. The supplier must share information with the customer to allow them to understand the particularities of the activities performed.
Subject: Relações interorganizacionais
Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/43092
Issue Date: 3-Feb-2022
metadata.dc.description.embargo: 3-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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