Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43101
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Adaptações cinematográficas e obras literárias sob a ótica dos leitores-espectadores do ensino fundamental II
Autor(es): Juçara Moreira Teixeira
Célia Abicalil Belmiro
Resumo: Este artigo objetiva analisar o discurso de estudantes do Ensino Fundamental II sobre adaptações cinematográficas de obras literárias, em contextos de ensino-aprendizagem da leitura das linguagens verbal e cinematográfica. Esta pesquisa fundamenta-se em McFarlane (1996) e Diniz (2005) para abordar o processo de tradução/transposição intersemiótica da literatura para o cinema; em Benjamin (2011), para tratar do conceito de tradução; e em Belmiro & Maciel (2014) e Cosson (2014), que discutem os espaços do literário na contemporaneidade e a formação de leitores. O estudo aponta um cenário complexo, no qual se constata a sobredeterminação de linguagens e a necessidade de desvelar formas mais produtivas de pensar, no contexto escolar, adaptações cinematográficas em relação às obras literárias das quais se originaram.
Assunto: Educação
Literatura
Ensino Fundamental II
Cinema
Adaptação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43101
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/sell/article/view/2336/3874
metadata.dc.relation.ispartof: Revista do SELL
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.