Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43120
Tipo: Dissertação
Título: Desempenho escolar de crianças do ensino fundamental e fatores associados
Autor(es): Lívia Pereira dos Santos
Primeiro Orientador: Vanessa Oliveira Martins Reis
Segundo Orientador: Juliana Nunes Santos
Resumo: Introdução: Os anos do ensino fundamental são tidos como período crucial para o desenvolvimento do escolar, nos quais são definidas as habilidades para o posterior sucesso social e acadêmico. O desempenho escolar depende não somente das condições biológicas dos indivíduos, como também dos fatores ambientais presentes nos meios em que as crianças são inseridas. Foi observado na literatura nacional a escassez de estudos com tantas variáveis como recursos do ambiente familiar, nível socioeconômico, escolaridade materna, vocabulário e estado nutricional associadas ao desempenho escolar. Como exemplo da falta de estrutura e investimentos no município de Ribeirão das Neves, este se apresenta como o município com os menores Índices de desenvolvimento humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região metropolitana de Belo Horizonte. Sabe-se que populações expostas a condições ambientais e sociais mais vulneráveis têm maior prevalência de déficits cognitivos e linguísticos. Diante da situação exposta, fica clara a necessidade de pesquisas que auxiliem a identificação dos fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam o baixo desempenho escolar no município de Ribeirão das Neves. Objetivo: Investigar características relacionadas ao desempenho escolar em uma amostra representativa de crianças do ensino fundamental da cidade de Ribeirão das Neves, um município de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Foram desenvolvidos dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo verificar a prevalência de mau desempenho nas habilidades de leitura, escrita e aritmética em escolares de ensino fundamental bem como verificar a associação com fatores sociodemográficos. O segundo estudo objetivou verificar a associação entre o adequado desempenho em escrita, leitura e aritmética de escolares de ensino fundamental com o desempenho em testes de vocabulário, qualidade dos recursos do ambiente familiar, estado nutricional e fatores sociodemográficos. Métodos:Trata-se de estudos de delineamento observacional analítico e transversal. Foram incluídas crianças matriculadas em escolas da rede municipal de Ribeirão das Neves nos segundo e terceiro anos de ensino fundamental com assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos responsáveis e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido pela criança. Foram excluídas do estudo as crianças com alterações neurológicas e psiquiátricas que pudessem interferir no desempenho escolar. As crianças foram selecionadas por amostragem probabilística por conglomerados em dois níveis segundo região, e instituição de ensino. Foi aplicado um questionário para os responsáveis das crianças, contendo anamnese, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar e o Critério de Classificação Econômica Brasil. Os alunos foram avaliados por meio dos subtestes de escrita e aritmética do Teste de Desempenho Escolar, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e Teste de Vocabulário Receptivo. O estado nutricional foi avaliado a partir de medidas antropométricas coletados pelo Programa Saúde na Escola. A idade média das crianças foi de 7,6 anos. No estudo 1 a variável dependente foi o desempenho nas habilidades de leitura, escrita e aritmética e as variáveis independentes foram nível socioeconômico, escolaridade materna, sexo e região. No estudo 2 foram feitas várias análises associativas. Quando analisada a variável dependente desempenho em escrita as variáveis independentes foram: desempenho em leitura, escrita, aritmética, vocabulário, escolaridade materna, nível socioeconômico, estado nutricional, e recursos do ambiente familiar. Quando analisada a variável dependente desempenho em leitura as variáveis independentes foram: desempenho em escrita, aritmética, vocabulário, escolaridade materna, nível socioeconômico, estado nutricional, e recursos do ambiente familiar. Quando analisada a variável dependente desempenho em aritmética as variáveis independentes foram: desempenho em escrita, leitura, vocabulário, escolaridade materna, nível socioeconômico, estado nutricional, e recursos do ambiente familiar. No primeiro estudo participaram 315 crianças matriculadas nos 2º e 3º anos de escolas municipais de ensino fundamental de Ribeirão das Neves. Não foram excluídas do estudo 1 as crianças com alterações sensoriais não corrigidas, por não alteraram o resultado após análise estatística. Participaram do segundo estudo crianças matriculadas nos 2º e 3º anos de escolas municipais de ensino fundamental de Ribeirão das Neves. Das 315 crianças investigadas, 19 foram excluídas por apresentarem problemas sensoriais não corrigidos, e 23 por não terem preenchido ou concluído corretamente os testes, totalizando 273 participantes. Foi realizada análise estatística descritiva e inferencial com nível de significância de 5%, e, no estudo 2, inseridas no modelo de regressão as variáveis com p≤0,2. Resultados: No primeiro estudo a prevalência de alterações na leitura, escrita e aritmética não esteve associada com as variáveis gênero e região do município. Observou-se maior prevalência de alterações na escrita e na aritmética entre as crianças cujas mães apresentam até anos finais do ensino fundamental. A prevalência de mau desempenho escolar na população estudada foi baixa, quando comparada a dados de pesquisas nacionais e internacionais. Os resultados do segundo estudo apontam para a estreita relação entre as habilidades de leitura, escrita e aritmética, com influência da escolaridade materna na análise multivariada. O desempenho adequado em escrita esteve associado à competência em leitura, vocabulário, aritmética e escolaridade materna. A variável independente desempenho em escrita foi considerada preditora significativa para distinção entre crianças com desempenho adequado e inadequado em aritmética e competência leitora. Nível socioeconômico e recursos do ambiente familiar embora associados ao desempenho escolar não se mantiveram como preditores no modelo de regressão. Conclusão: Diversos estudos apontam o aumento do fracasso escolar no ensino fundamental brasileiro nas últimas décadas. Por outro lado são raras as pesquisas que relacionam tantas variáveis como recursos do ambiente familiar, nível socioeconômico, escolaridade materna, vocabulário e estado nutricional ao desempenho escolar. Ao se considerar que o início do ensino fundamental é um período crucial para a instrução formal e social dos indivíduos, o presente trabalho pretende auxiliar na investigação de características diversas que podem influenciar o desempenho acadêmico nas habilidades de escrita, leitura e aritmética de crianças de um município de baixo IDH, no início da educação formal. Como o trabalho apresenta delineamento transversal não foi possível definir fatores causais para o mau desempenho escolar, o que necessitaria um estudo do tipo longitudinal. Espera-se que os resultados da pesquisa possam auxiliar na compreensão dos fatores relacionados ao processo de aprendizagem no município a fim de fundamentar políticas públicas com características populacionais semelhantes para incremento de capital humano nas próximas gerações, fornecendo subsídios para gestores e educadores investirem na melhoria das práticas educacionais.
Abstract: Introduction: the elementary education stage is considered a crucial period for the student educational development. In this stage, skills for a future academic and social success are trained. The school performance goes beyond the biological condition and is influenced by the environmental factors surrounding the children. There is a lack of studies in the Brazilian literature that considers multiple variables associated with the school performance such as the family environment resources, the socio-economic level, the maternal level of education, the vocabulary, and the nutritional level. As an example of the lack of investments and structure in the municipality of Ribeirão das Neves, the region has the lowest Human Development Index (HDI) and Basic Education Development Index (BEDI) in Belo Horizonte metropolitan region, located in Minas Gerais state. It is known that populations exposed to vulnerable environmental and social conditions have a greater predominance of a linguistic and cognitive deficit. In this context, it is clear the necessity for assistive researches that identify the intrinsic and extrinsic factors affecting the low education performance at the county of Ribeirão das Neves. Objective: The present study aims to evaluate the variables affecting the education performance at Ribeirão das Neves, a municipality with low Human Development Index (HDI), two studies were executed using a representative sample. The first study aimed to verify the prevalence of low performance with regards to the elementary education students’ writing, reading and arithmetic’s skills. The same study, also aimed to verify the association of these with the socio-demographic factors. The second study aimed to verify the association between adequate performance of elementary education students in writing, reading and arithmetic’s skills and their performance at the vocabulary test, the quality of the family environment resources, the nutritional state and the social demographic factors. Methods: The present study is an observational analytic cross-sectional study, which included students from Ribeirão das Neves municipal schools enrolled in the second and third years of the elementary education. All the students that participated in this study signed the Free Approval Assent Form used in the tests, besides the Consent Form signed by their parents. In this study, students with psychiatric and neurologic alteration were excluded, considering that such alterations could bias the results of their education performance. Participant students were selected by a probabilistic sample clustered in two levels according to their region and educational institution. A questionnaire was applied containing an anamneses, an inventory of the family environment resources and the Brazilian Criteria for Economic Classification. The students were evaluated by mean of the School Performance Test whith it's respective writing and arithmetic sub-tests, Word and Pseudo Word Reading Competence Test and Receptive Vocabulary Test. The nutritional status data from the School Health Program was used. The average age from participant children was of 7,6 years. In the first study, the dependent variables were the students performance in the reading, writing and arithmetic skills and the independent variable were the socio-economic level, the maternal level of education, gender and region. The first study was realized with the participation of 315 students enrolled in the 2nd and 3rd years of primary schools in Ribeirão das Neves County. Students with uncorrected sensory abnormalities were not excluded from this study because they did not present any influence in the final results obtained after statistical analysis. On the other hand, the second study evaluated 273 from the total of 315 students, enrolled in the 2nd and 3rd years of primary schools in Ribeirão das Neves County, since 19 students were excluded because they presented uncorrected sensory problems, and 23 did not complete the applied tests correctly. A descriptive and inferential statistical analysis was performed with significance level of 5%, and in the second study, variables with p≤0.2 were inserted into the regression model. Results: In the first study the prevalence of alterations in reading, writing and arithmetic was not associated with the variables gender and region of the studied municipality. It was observed a higher prevalence of writing and arithmetic changes among the students whose mothers were assistive until the final years of elementary school. The prevalence of poor school performance of the studied samples was low when compared to national and international research collected data. The results of the second study pointed to the close relationship between reading, writing and arithmetic skills, influenced by maternal schooling in the multivariate analysis. Adequate performance in writing was associated with competence in reading, vocabulary, arithmetic and maternal schooling. The independent variable of writing performance was considered as a significant predictor for the distinction between students with adequate and inadequate performance in arithmetic and reading competence. Socioeconomic level and family environment resources, even though associated with school performance, were not considered sustainable as predictors of the regression model. Conclusions: Several studies point to the increase in school failure in Brazilian fundamental education in recent decades. On the other hand, researches that relate diverse variables as resources of the family environment, socioeconomic level, maternal schooling, vocabulary and nutritional status to school performance are rare. Considering that the beginning of elementary education is a crucial period for the formal and social education of individuals, the present work intended to assist in the investigation of diverse variables that can influence the academic performance in writing, reading and arithmetic skills of elementary students of one of the Municipality of low HDI, in Belo Horizonte metropolitan region, at the beginning of formal education. Meanwhile, in the present study it was not possible to define causal factors for poor school performance since a cross-sectional design was applied. For this purpose it is necessary to execute a longitudinal type study. It is expected that the results obtained from the present research can help in understanding the factors related to the learning process, in Ribeirão das Neves County, in order to base public policies with similar population characteristics, to increase human capital in the next generations, providing subsidies for managers and educators to invest in the improvement of educational practices.
Assunto: Medicina
Estado nutricional
Ensino Fundamental e Médio
Fatores socioeconômicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43120
Data do documento: 23-Mai-2017
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