Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Virgilio Augusto Fernandes Almeidapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9417286617377998pt_BR
dc.contributor.referee1Jussara Marques de Almeida Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referee2Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melopt_BR
dc.contributor.referee3Humberto Torres Marques Netopt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo Rios Netopt_BR
dc.contributor.referee5Ingmar Weberpt_BR
dc.creatorGabriel Magno de Oliveira Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4221723217106868pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T12:32:12Z-
dc.date.available2022-07-11T12:32:12Z-
dc.date.issued2020-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43126-
dc.description.abstractA medida que a Internet cresce em termos do número de usuários e em sua diversidade de serviços, ela se torna mais influente na vida das pessoas. Ela tem o potencial de construir ou modificar a opinião, a percepção mental e os valores dos indivíduos. O que é criado e publicado online é um reflexo dos valores e crenças das pessoas. Sendo uma plataforma global, a Internet é uma ótima fonte de informação para pesquisar a cultura online de países diferentes. Neste trabalho nós desenvolvemos métodos para coletar e medir dados de diferentes fontes online para criar métricas digitais que capturam traços culturais e valores de diversos países. Essas métricas online são comparadas com outros indicadores socioeconômicos offline, para que possamos avaliar o que influencia o fenômeno online, e também medir a correlação. Nós estudamos dois fenômenos: desigualdade de gênero e valores sociais. Na primeira parte, usamos o grafo social do Google+ para calcular métricas de redes complexas e compará-las entre mulheres e homens. Na segunda parte, desenvolvemos uma metodologia para calcular valores usando textos do Twitter com word embeddings. Mostramos que nossas duas abordagens são capazes de medir o relacionamento entre o online e o offline para dados internacionais.pt_BR
dc.description.resumoAs the Internet grows in number of users and in the diversity of services, it becomes more influential on peoples lives. It has the potential of constructing or modifying the opinion, the mental perception, and the values of individuals. What is being created and published online is a reflection of people’s values and beliefs. As a global platform, the Internet is a great source of information for researching the online culture of many different countries. In this work we develop methods for collecting and measuring data from different online sources to create digital metrics that capture cultural traits and values for several countries. These online metrics are compared with other offline socioeconomic indicators, so that we can evaluate what drives the online phenomena and to also measure their correlation. We study two phenomena: gender inequality and social values. In the first part, we use the social graph from Google+ to measure complex network metrics and compare between woman and man. In the second part, we develop a methodology to measure values using online written-text from Twitter utilizing word embeddings. We show that our two approaches are capable of measuring the relationship between online and offline for international data.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectSentiment analysispt_BR
dc.subjectComplex networkspt_BR
dc.subjectOnline social networkspt_BR
dc.subjectWord embeddingspt_BR
dc.subjectCulturept_BR
dc.subjectHuman valuespt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subject.otherComputação – Tesespt_BR
dc.subject.otherAnálise de sentimentos – Tesespt_BR
dc.subject.otherRedes complexas – Tesespt_BR
dc.subject.otherRedes sociais on-line – Tesespt_BR
dc.subject.otherVetorização de palavras – Tesespt_BR
dc.subject.otherValores humanos – Tesespt_BR
dc.subject.otherRelações de gênero – Tesespt_BR
dc.titleOnline social imaginary: a global analysis of gender gap and social values in the Internetpt_BR
dc.title.alternativeImaginário social online: uma análise global da desigualdade de gênero e valores sociais na Internetpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-7274-3116pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doutorado-tese-final-Gabriel_Magno.pdfTese de Doutorado de Gabriel Magno de Oliveira Silva8.09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons