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dc.contributor.advisor1Luciano Magnoni Tocaiapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993730142968894pt_BR
dc.contributor.referee1Gustavo Ximenes Cunhapt_BR
dc.contributor.referee2Jairo Venício Carvalhais Oliveirapt_BR
dc.creatorTatiane Andrade Sallespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6257592377299845pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T20:37:03Z-
dc.date.available2022-07-11T20:37:03Z-
dc.date.issued2021-03-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43146-
dc.description.abstractThis work deals with the development of a didactic sequence for the comics genre, so that, by means of the comic text, 7th grade students can improve their language skills related to the reading and writing of multi-semiotic texts. For this purpose, it was designed a didactic model for the comics genre, which served as the basis for the development of activities that aim at contributing to the improvement of language skills as well as allow the analysis of how the work with comics can promote students' multisemiotic literacy. This study was developed mainly with grounds on Bronckart’s Sociodiscursive Interacionism (1999, 2008), Schneuwly and Dolz’ studies about spoken and written genres and its impacts on school (2004), as well as Vygotsky’s (2007; 2008), Oliveira’s (1993) and Firedrich’s (2012) analyses on the process of learning and development based on the concepts of mediation, zone of proximal development and psychological tool. The actions carried out were theoretically grounded on the studies about the cartoon strip genre proposed by Rama et al. (2018), Vergueiro (2018), Ramos (2009) and Mendonça (2007), as well as on the recent works about multiliteracies developed by Rojo (2013) and Dionísio (2011). Methodologically, this work is a qualitative-propositional research, since it is the fruit of the identification of a problem the researcher has detected in the educational context of which she is part. Thus, it is expected that the didactic sequence that has been produced can be used in classes aimed at teaching Portuguese Language to elementary school students in order not only to develop students' multiple lang uage skills, but also to promote their multi-semiotic literacy.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da elaboração de uma sequência didática para o gênero história em quadrinhos, a fim de que, por meio do texto quadrinístico, os estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental desenvolvam capacidades de linguagem relativas ao trabalho com a leitura e a escrita de textos multissemióticos. Para isso, foi elaborado um modelo didático para o gênero história em quadrinhos, que serviu de base para a elaboração de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem e, ao mesmo tempo, possibilitam analisar como o trabalho com histórias em quadrinhos é capaz de promover o letramento multissemiótico dos estudantes. Este trabalho desenvolveu-se, principalmente, sob o viés teóricometodológico do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (1999, 2008), dos estudos sobre gêneros orais e escritos e seus desdobramentos na escola realizados por Schneuwly e Dolz (2004) e da análise do processo de aprendizagem e desenvolvimento com base nos conceitos de mediação, de zona de desenvolvimento proximal e de instrumento psicológico, preconizados nas teorias de Vygotsky (2007, 2008), Oliveira (1993) e Friedrich (2012). As ações implementadas se embasaram teoricamente nos estudos sobre o gênero HQ propostos por Rama e outros autores (2018), Vergueiro (2018), Ramos (2009) e Mendonça (2007), e nos recentes trabalhos sobre multiletramentos desenvolvidos por Rojo (2013) e Dionísio (2011). Metodologicamente, esta pesquisa apresenta-se como um trabalho de caráter qualitativo-propositivo, uma vez que nasce da identificação de um problema detectado pela pesquisadora no contexto educacional do qual faz parte. Assim, espera-se que a sequência didática produzida possa ser utilizada em aulas destinadas ao ensino de Língua Portuguesa a alunos do Ensino Fundamental II, com o intuito não só de desenvolver múltiplas capacidades de linguagem, mas também de promover o letramento multissemiótico dos estudantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInteracionismo Social. Interacionismo Sociodiscursivo. Sequência didática de gênero. História em quadrinhos. Letramento multissemiótico.pt_BR
dc.subject.otherEscrita – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.subject.otherEstratégia textualpt_BR
dc.subject.otherLeitura – Desenvolvimentopt_BR
dc.subject.otherHistória em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.titleO gênero textual história em quadrinhos: estratégias para o desenvolvimento de capacidades de linguagem relacionadas à leitura e à produção de textos multissemióticospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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