Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43159
Type: Dissertação
Title: O escaravelho do diabo na formação de leitores: uma proposta de letramento literário
Authors: Sildilene Batista Lamim Oliveira
First Advisor: Evaldo Balbino da Silva
First Referee: Cristiano Silva de Barros
Second Referee: Leni Nobre de Oliveira
Abstract: A presente pesquisa trata da elaboração de uma Sequência Básica do letramento literário, com adaptação da Sequência Expandida, e busca contribuir para a formação literária de estudantes. Para isso, foram elaboradas atividades de leitura de um romance policial, de um filme adaptado e de resenhas que sensibilizem o leitor e que favoreçam não só o pensamento crítico acerca de questões éticas, políticas, sociais e ideológicas, como também a análise de estratégias linguísticas de construção de textos. Em encontros durante o período regular de aula, os alunos poderão conhecer as seguintes obras: o romance policial O escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida e sua adaptação cinematográfica; o filme de suspense e aventura O escaravelho do diabo, do diretor Carlo Milani. Além disso, poderão aprofundar seus conhecimentos e produzir escritas de resenhas radiofônicas para serem lidas na rádio comunitária, indicando a leitura literária. Metodologicamente, esta pesquisa apresenta caráter qualitativo propositivo, uma vez que parte da identificação de um problema detectado pela professora-pesquisadora no contexto educacional no qual se insere e poderá ser desenvolvido em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. A presente pesquisa pretende responder à seguinte questão: a proposta do letramento literário, visando à formação literária, através da sequência básica, seria capaz de inserir o estudante no mundo dos livros e ver na literatura um poder humanizador? Uma vez formulada a questão, a hipótese inicial é a de que a estrutura narrativa do romance policial, centrada na investigação e no jogo da descoberta, desperta o desejo e a curiosidade nos estudantes em experimentar outros títulos, assim como as relações dialógicas entre texto e leitor e desse com a produção cinematográfica são capazes de motivar e estimular a prática de leitura e de escrita. As atividades serão mediadas pela professora e espera-se que, ao final do projeto, seja possível formar um “Círculo do Livro” e transformar a escola em um espaço de leitura literária. O referencial teórico dessa pesquisa baseia-se em Candido (2004), na medida em que propõe uma visão humanizadora e social da literatura; Cosson (2009 e 2019), que apresenta a importância do letramento literário para a escolarização da literatura, promoção de leitura literária na sala de aula; Silva (2005) e Colomer (2007), que defendem a formação de leitores pela escola. Por apresentar temas relevantes para elaboração e implementação desse projeto, outros autores foram lidos, a saber: Bakhtin (1988), romance; Freire (1989), leitura de mundo e das palavras; Baltar (2012), apresentação em rádio; Reimão (1983), Silva (2009) e Nunes (2014), romance policial; Dell’Isola (2007), retextualização de gêneros; Geraldi (2012), produção textual significativa; Hernández (1998), reorganização do currículo por projetos de trabalho e Napolitano (2011), utilização de filme em sala de aula. Assim, espera-se que a sequência básica produzida possa ser utilizada com o intuito de contribuir para a aproximação dos estudantes com os livros literários e para a promoção de seu letramento literário, tornando-os leitores voluntários e autônomos.
Abstract: This research is about the elaboration of a Basic Sequence of literary literacy, with adaptation of the Expanded Sequence, and seeks to contribute to the literary formation of students. To this objective, it was elaborated readings activities of a detective story, an adapted film and reviews that sensitize the reader and that favor not only critical thinking about ethical, political, social and ideological issues, but also the analysis of linguistic strategies of text construction. In meetings during the regular class period, students will be able to discover the following works: the detective story O escaravelho do diabo, by Lúcia Machado de Almeida and its cinematographic adaptation; the thriller and adventure film O escaravelho do diabo, by director Carlo Milani. In addition, they will be able to deepen their knowledge and produce writings of radio reviews to be read on community radio, indicating literary reading. Methodologically, this research has a qualitative and purposeful feature, once it starts from the identification of a problem detected by the teacher-researcher in the educational context in which she is inserted and can be developed in classes of the 9th grade of elementary school in public schools. The present research intends to answer the following question: would the literary literacy proposal, aiming at literary formation, through the basic sequence, be able to insert the student in the world of books and see in literature a humanizing power? Once the question has been formulated, the initial hypothesis is that the narrative structure of the detective novel, centered on investigation and the discovery play, arouses students' desire and curiosity to try other books, as well as the dialogical relationships between text and reader and that with the cinematographic production are able to motivate and stimulate the practice of reading and writing. The activities will be mediated by the teacher and it is hoped that, at the end of the project, it will be possible to form a “Book Circle” and transform the school into a space for literary reading. The theoretical reference of this research is based on CANDIDO (2004), as it proposes a humanizing and social view of literature; COSSON (2009 and 2019), which presents the importance of literary literacy for the schooling of literature, promotion of literary reading in the classroom; SILVA (2005) and COLOMER (2007), who defend the formation of readers by the school. For presenting relevant themes for the elaboration and implementation of this project, other authors were read, as: BAKHTIN (1988), novel; FREIRE (1989), reading of the world and of words; BALTAR (2012), radio presentation; REIMÃO (1983), SILVA (2009) and NUNES (2014), detective novel; DELL ’ISOLA (2007), retextualization of textual genres; GERALDI (2012), meaningful textual production; HERNÁNDEZ (1998), reorganization of the curriculum by work projects and NAPOLITANO (2011), use of films in the classroom. Thus, it is hoped that the basic sequence produced can be used in order to contribute to the approximation of students to literary books and to the promotion of their literary literacy, making them voluntary and autonomous readers.
Subject: Almeida, Lúcia Machado de, 1910-2005. – Escaravelho do diabo
Literatura – Estudo e ensino
Leitura
Interesses na leitura
Letramento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43159
Issue Date: 8-Jul-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação SILDILENE DEFINITIVA 12 01 2022_pdfa.pdf2.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.