Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43161
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Neologismos: uma proposta de ensino para o desenvolvimento da competência lexical. |
Authors: | Débora Cristina Ferreira Gonçalves |
First Advisor: | Aderlande Pereira Ferraz |
First Referee: | Geraldo José Rodrigues Liska |
Second Referee: | Solange Maria Moreira de Campos |
Abstract: | Este trabalho, apoiado em outros de importantes especialistas em estudos lexicais, discute o que é o léxico, a importância do seu ensino em sala de aula, o que é competência lexical e como esta deve ser desenvolvida no aluno, além de propor a elaboração de uma sequência didática que contemple os principais aspectos considerados essenciais para o ensino do léxico. Dentro da proposta apresentada, acredita-se que o trabalho com neologismos contribui de forma bastante significativa para desenvolver no aluno a competência lexical, pois as mesmas habilidades exigidas para compreender e empregar adequadamente uma nova unidade léxica servem também para qualquer palavra da língua. Por serem, os neologismos, tão recorrentes em textos publicitários, optou-se por esse gênero para a elaboração das atividades. O intuito deste trabalho é contribuir para o desenvolvimento da competência lexical dos alunos, a fim de solucionar algumas das dificuldades que eles possuem ao ler e ao produzir textos, orais e escritos, em decorrência do despreparo no que diz respeito ao conhecimento e ao uso correto de determinados itens lexicais. Através da elaboração de uma sequência didática que adota metodologias que visam à habilidade e domínio do léxico por parte do aprendiz, espera-se que professores de língua portuguesa possam ter um direcionamento para o seu trabalho em sala de aula quando forem abordar temas ligados ao ensino de vocabulário. |
Abstract: | Relying on several reference authors on the subject, this paper discusses what the lexicon is, the importance of its teaching in the classroom, what is lexical competence and how it should be developed in the student, in addition to proposing the development of a didactic sequence that contemplates the main aspects considered essential for the teaching of the lexicon. Within the proposal presented, it is believed that working with neologisms contributes quite significantly to developing lexical competence in the student, because the same skills required to properly understand and employ a new lexical unit also serve any word in the language. Because they are neologisms, so recurrent in advertising texts, we opted for this genre for the elaboration of activities. The purpose of this work is to contribute to the development of students‟ lexical competence, in order to solve some of the difficulties they have when reading and producing texts, oral and written, due to unpreparedness with regard to knowledge and the correct use of certain lexical items. Through the development of a didactic sequence that adopts methodologies aimed at the skill and mastery of the lexicon by the learner, it is expected that Portuguese language teachers can have a direction for their work in the classroom when addressing topics related to vocabulary teaching. |
Subject: | Lexicologia Língua portuguesa – Neologismos Língua portuguesa – Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43161 |
Issue Date: | 30-Jul-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa: Teoria e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC.FINAL.DEBORA.CRISTINA.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License