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dc.creatorCarlos Alberto Araújo Júniorpt_BR
dc.creatorHélio Garcia Leitept_BR
dc.creatorCarlos Pedro Boechat Soarespt_BR
dc.creatorDaniel Henrique Breda Binotipt_BR
dc.creatorAmaury Paulo de Souzapt_BR
dc.creatorAntônio Ferraz Santanapt_BR
dc.creatorCarlos Moreira Miquelino Eleto Torrespt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T15:32:25Z-
dc.date.available2022-07-12T15:32:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume23pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage329pt_BR
dc.citation.epage337pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/01047760201723032335pt_BR
dc.identifier.issn2317-6342pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43193-
dc.description.abstractO presente estudo objetivou propor e implementar um modelo conceitual de sistema inteligente em um ambiente georreferenciado para dimensionar a frota de transporte de madeira. Para isso, foi utilizada a teoria dos sistemas multiagentes, a qual é uma sub-área da Inteligência Artificial Distribuída. O modelo proposto considera a utilização do mapeamento de talhões e estradas florestais, bem como de informações sobre as capacidades de carga de diferentes tipos de caminhões. O sistema foi idealizado para se adaptar às mudanças que ocorrem durante a operação de transporte florestal, tal como modificações no volume de madeira demandado ou inclusão de restrições das rotas utilizadas pelos veículos. Para seu desenvolvimento, foi utilizada a linguagem de programação Java considerando-se a biblioteca LPSolve para os cálculos de otimização do sistema, a plataforma JADE para desenvolvimento dos agentes e a ArcGIS Runtime para determiner as rotas ótimas de transporte. Cinco agentes foram modelados: transportador, controlador, roteador, carregador e descarregador. O modelo foi capaz de determiner a quantidade ótima de caminhões dentre os diferentes tipos disponíveis de forma a attender a demanda de madeira e considerando a disponibilidade de rotas, com foco na minimização dos custos totais do transporte da madeira. O sistema também foi capaz de se rearranjar após alterações nas rotas de transporte.pt_BR
dc.description.resumoThis study aims to propose and implement a conceptual model of an intelligent system in a georeferenced environment to determine the design of forest transport fleets. For this, we used a multi-agent systems based tool, which is the subject of studies of distributed artificial intelligence. The proposed model considers the use of plantation mapping (stands) and forest roads, as well as information about the different vehicle transport capacities. The system was designed to adapt itself to changes that occur during the forest transport operation process, such as the modification of demanded volume or the inclusion of route restrictions used by the vehicles. For its development, we used the Java programming language associated with the LPSolve library for the optimization calculation, the JADE platform to develop agents, and the ArcGis Runtime to determine the optimal transport routes. Five agents were modelled: the transporter, controller, router, loader and unloader agents. The model is able to determine the amount of trucks among the different vehicles available that meet the demand and availability of routes, with a focus on minimizing the total costs of timber transport. The system can also rearrange itself after the transportation routes change during the process.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCernept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtificial Intelligencept_BR
dc.subjectOperational Researchpt_BR
dc.subjectGeoprocessingpt_BR
dc.subject.otherInteligência artificialpt_BR
dc.subject.otherPesquisa operacionalpt_BR
dc.subject.otherGeoprocessamentopt_BR
dc.subject.otherMadeira -- Transportept_BR
dc.subject.otherFlorestas -- Administraçãopt_BR
dc.titleA multi-agent system for forest transport activity planningpt_BR
dc.title.alternativeSistema multi-agente para planejamento de atividades de transporte florestalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/cerne/a/wH3Q3PwX87Fc5NVKMytmMQg/pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0909-8633pt_BR
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