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dc.contributor.advisor1Camila Palhares Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2563935738990997pt_BR
dc.contributor.advisor-co1João Carlos Penapt_BR
dc.contributor.referee1Cristiano Schet1ni de Azevedopt_BR
dc.contributor.referee2Sonia Maria Carvalho Ribeiropt_BR
dc.creatorLeonardo Antônio da Silva Brantpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5876737727367931pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T16:52:41Z-
dc.date.available2022-07-14T16:52:41Z-
dc.date.issued2021-06-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43271-
dc.description.abstractThe urban population is increasing every year; this accelerated growth in urban areas leads to changes in landscapes causing fragmentation and loss of habitats, which are considered threats to biodiversity. Ecological corridors are strategies of potential contribution to biodiversity conservation that provide connectivity and gene flow between different species. One of the ways to identify areas with the potential to create ecological corridors is through Lower Cost Path Modeling (CMC). However, few studies on this subject use high-precision data. In this context, this work has as its main objective the modeling of lower cost paths in urban landscapes using laser data to model relief, treetops and air obstacles (buildings) in the south-central region of Belo Horizonte and north of Nova Lima (Minas Gerais, Brazil). The methodological proposal is based on the ecological characteristics of three groups of bird species (generalist, intermediate and sensitive), identified from a survey of occurrences in the study region and selected through predefined criteria. The use and land cover of the study area was modeled and fragments with the potential to represent the extremes of the lowest cost paths were identified through it. Through laser data, topography and air obstacles were mapped. In the proposal of the model, these variables had their "weights" defined by "expert knowledge", to generate a resistance matrix for each group of species by multicriteria analysis. The results of the modeling indicate that the paths total values close to 31 kilometers among the selected fragments, also present a proximity between the proposed corridors especially among the species of the sensitive and intermediate groups within the most urbanized region, while even by different routes, all three groups demonstrated movement capacity over the region of higher relief (above 1300m), possibly due to the presence of wood In this way, we can propose that the species of the specialist group are considered umbrella species for the others, serving as a guide for modeling ecological corridors. The methodological proposal proved to be potentially efficient for planning corridors of a certain group of species, being an important subsidy for public conservation policies.pt_BR
dc.description.resumoA população urbana está aumentando a cada ano; este crescimento acelerado em áreas urbanas leva a alterações nas paisagens causando a fragmentação e perda de hábitats, que são consideradas ameaças à biodiversidade. Corredores ecológicos são estratégias de contribuição potencial para a conservação da biodiversidade que proporcionam a conectividade e fluxo gênico entre diferentes espécies. Umas das formas de identificar áreas com potencial para criação de corredores ecológicos é através da Modelagem de Caminhos de Menor Custo (CMC). Porém, poucos trabalhos sobre este tema utilizam dados de alta precisão. Neste contexto, este trabalho tem como principal objetivo a modelagem de caminhos de menor custo, em paisagens urbanas utilizando dados laser para modelar o relevo, copas de árvores e obstáculos aéreos (edifícios) na região centro-sul de Belo Horizonte e norte de Nova Lima (Minas Gerais, Brasil). A proposta metodológica está baseada nas características ecológicas de três grupos de espécies de aves (generalistas, intermediárias e sensíveis), identificadas a partir de levantamento de ocorrências na região de estudo e selecionadas através de critérios pré-definidos. Foi modelado o uso e cobertura da terra da área de estudo e através dele foi identificado fragmentos com potencial para representar os extremos dos caminhos de menor custo. Através dos dados laser, foram mapeados a topografia e obstáculos aéreos. Na proposta do modelo, essas variáveis tiveram seus "pesos" definidos por “expert knowledge”, para gerar uma matriz de resistência para cada grupo de espécie por análise multicritério. Os resultados da modelagem indicam que os caminhos totalizam valores próximos de 31 quilômetros entre os fragmentos selecionados, apresentam também uma proximidade entre os corredores propostos sobretudo entre as espécies dos grupos sensíveis e intermediárias dentro da região mais urbanizada, enquanto que mesmo por rotas diferentes, todos os três grupos demonstraram capacidade de movimentação sobre a região de relevo mais elevado (acima de 1300m), possivelmente pela presença de vegetação lenhosa na área. Desta forma, podemos propor que as espécies do grupo especialista são consideradas espécies "guardachuva" para as demais, servindo como norteadora para a modelagem de corredores ecológicos. A proposta metodológica mostrou ser, potencialmente eficiente para o planejamento de corredores de um determinado grupo de espécies, sendo um importante subsídio para políticas públicas de conservação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIGC - DEPARTAMENTO DE CARTOGRAFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientaispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectConectividadept_BR
dc.subjectModelo de Menor Custopt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectAvespt_BR
dc.subjectLaserpt_BR
dc.subject.otherModelagem de dados – Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherUrbanização – Belo Horizonte (MG)pt_BR
dc.subject.otherSensoriamento remotopt_BR
dc.titleModelagem de corredores ecológicos para diferentes grupos funcionas em Belo Horizonte: o papel da morfologia urbanapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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