Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43293
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dc.contributor.advisor1Fabricio José Nascimento da Silveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8840124188505402pt_BR
dc.contributor.referee1Alcenir Soares dos Reispt_BR
dc.contributor.referee2Ana Amélia Lage Martinspt_BR
dc.contributor.referee3Maria Aparecida Mourapt_BR
dc.creatorAlison Barbosa de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5965001616563999pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T11:22:55Z-
dc.date.available2022-07-15T11:22:55Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43293-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou apreender os sentidos atribuídos pelos sujeitos em relação à Biblioteca do Centro Cultural Vila Fátima (BCCVF). Em face da problemática que envolve as bibliotecas públicas e dos objetivos definidos para o presente estudo, efetivou-se revisão bibliográfica centrada em torno das seguintes temáticas: Biblioteca Pública, Centros Culturais, Ação Cultural e Cidadania. A esses conceitos se conjugou o pressuposto de que as bibliotecas públicas se constituem como importante instrumento de disseminação de informações e construção de sentidos que modulam a vida social, bem como de acesso aos conteúdos informativos e à produção de conhecimento que emergem da interação entre os sujeitos no espaço público. Complementar a isso, buscou-se salientar as funções e práticas sociais responsáveis por definir o lugar ocupado pela BCCVF no contexto do Aglomerado da Serra e na história de vida dos sujeitos que a ela recorrem. Sendo assim, assinala-se sua relevância enquanto entidade voltada à promoção da leitura, incentivo às ações culturais e educativas daquela comunidade, à organização e disseminação da informação, bem como espaço de lazer, segurança e sociabilidade para seus cidadãos-usuários. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de natureza qualitativa e de base exploratória. Para coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 (vinte e cinco) indivíduos acerca da Biblioteca e das relações que mantém com a instituição. Como resultado, a análise dessas entrevistas demonstrou os distintos pontos de ancoragem que sustentam suas referências interpessoais e a importância atribuída por eles à Biblioteca – dimensões informativas, afetivas e estruturais. Evidenciou ainda que a Biblioteca exerce uma força de valor educacional e de formação cidadã, sendo um espaço de referência comunitária que impacta na vida das pessoas e na realidade social do Aglomerado da Serra.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectBiblioteca Públicapt_BR
dc.subjectBiblioteca do Centro Cultural Vila Fátima (BCCVF)pt_BR
dc.subjectCentros Culturaispt_BR
dc.subjectBiblioteca Pública - Cidadaniapt_BR
dc.subjectBiblioteca Pública - Ação Culturalpt_BR
dc.subjectBiblioteca Pública - Leiturapt_BR
dc.subjectBiblioteca Pública – Socializaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência da informaçãopt_BR
dc.subject.otherBibliotecas públicaspt_BR
dc.subject.otherBibliotecas públicas - estudo de usuáriospt_BR
dc.subject.otherClubes de livrospt_BR
dc.subject.otherLivros e leiturapt_BR
dc.titleA biblioteca pública do Centro Cultural Vila Fátima: funções socais e sentidos atribuídos pelos cidadãos-usuáriospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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