Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43355
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dc.creatorTales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveirapt_BR
dc.creatorDanilo Celso da Silvapt_BR
dc.creatorGustavo Jun Moritanipt_BR
dc.date.accessioned2022-07-15T22:55:49Z-
dc.date.available2022-07-15T22:55:49Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue23pt_BR
dc.identifier.isbn9786580968091pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43355-
dc.description.resumoA evolução dos processos computacionais integrou a produção arquitetônica em um continuum digital capaz de lidar com grande quantidade de informação e precisão no processo de projeto. Este encadeamento alterou a lógica ortogonal e repetitiva permitindo ao projeto incorporar relações de grande complexidade e variabilidade formal. Essa transformação trouxe, entretanto, um custo intrínseco: os processos de projeto se distanciaram da atuação direta e intuitiva sobre o artefato, abandonando as relações materiais e gestuais, para se organizar em procedimentos excessivamente objetificados (CABRAL FILHO, 2013). Na transição dos processos tradicionais, como croqui e maquetes, para as ferramentas digitais, as interfaces intuitivas e diretas, que permitiam a representação de informações abstratas, subjetivas, em diversos níveis de precisão, foram se tornando cada vez mais objetivas e precisas, rompendo a relação gestual e tátil inerente ao modo natural de interação entre o usuário e objeto (GÖTTIG et al., 2004) e aumentando significativamente a distância entre o arquiteto e o objeto ao estabelecer uma interação passiva e excessivamente mediada. Esse distanciamento impede a expressão tátil do gesto de concepção e as ferramentas deixam de atuar como extensões do corpo, tornando o pensamento menos sensorial e corporificado (PALLASMAA, 2013; SENNET, 2004), pois o projeto manipulado é capaz de organizar processos metodológicos que desenvolvem a exploração tátil, abarcando sua dimensão simbólica ao mesmo tempo em que se mantém integrado a uma experimentação formal. Por outro lado, a modernidade e a evolução tecnológica nos permitem imaginar e propor novos métodos para tornar a experiência humana mais próxima do objeto e ampliar a gama de possibilidades oferecidas pela programação em conjunto às nossas próprias mãos (FLUSSER, 2007). Neste sentido vemos o surgimento de diversas ferramentas projetuais imersivas, como as plataformas em realidade virtual, que buscam fechar este ciclo, fazendo o resgate das relações táteis e gestuais no processo de projeto digital, reaproximando o arquiteto de seu objeto e buscando a produção de interfaces mais intuitivas e simples. Apesar da grande evolução e esforços neste sentido, muita coisa ainda falta para uma verdadeira integração entre processos físicos e digitais nas ferramentas de concepção arquitetônicas, principalmente em relação à materialidade e relação tátil, que ainda se mostram muito deficientes nestas plataformas. Deste modo, o objetivo deste trabalho é desenvolver mecanismos de integração entre estas plataformas, de forma que elas possam trabalhar de maneira paralela e complementar durante o processo de concepção arquitetônica. Assim, uma exploração mais integrada entre procedimentos tradicionais e novas tecnologias podem significar a recuperação da materialidade e gestualidade no processo de projeto. Para isso, buscaremos a construção de mecanismos que permitam a transposição mais simples e rápida entre as plataformas, seja pela digitalização de modelos e estudos produzidos materialmente, através de fotogrametria e Escaneamento 3D, ou, no sentido inverso, na materialização de modelos virtuais através de processos de envelopamento, fatiamento ou estruturação paramétrica. Estes estudos nos permitirão avaliar as possibilidades de integração entre as plataformas, suas possibilidades e limites no processo de projeto e buscar o desenvolvimento de mecanismos e procedimentos que facilitem os processos de alternância entre plataformas.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sulpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto de Arquiteturapt_BR
dc.subjectRealidade virtualpt_BR
dc.subjectProcesso de projetopt_BR
dc.subject.otherProjeto arquitetônicopt_BR
dc.subject.otherRealidade virtualpt_BR
dc.subject.otherModelagem de processospt_BR
dc.titleInteração físico-digital no projeto de Arquitetura: materialidade, virtualidade e concepçãopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.researchgate.net/publication/336650159_Interacao_Fisico-Digital_no_Projeto_de_Arquitetura_materialidade_virtualidade_e_concepcaopt_BR
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