Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43495
Type: Dissertação
Title: Trajetória da lei nº 11.645/08 e sua aplicação nas escolas
Authors: Maisa Cristina Tôrres Dantas
First Advisor: Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
First Co-advisor: Vanessa Regina Eleutério Miranda
First Referee: Andre Marcio Picanco Favacho
Second Referee: Heloisa Raimunda Herneck
Abstract: A presente pesquisa procurou descrever e analisar a Lei nº 11.645/08, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. O objetivo geral dessa investigação é analisar a emergência, o processo de elaboração e a aplicação prática da Lei nº 11.645/08, com destaque para a presença da temática indígena nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A pesquisa se desenvolveu ao longo dos anos 2020 e 2021, datas em que a pandemia de SARS-CoV-2 se alastrou. A pesquisa de campo teve que ser modificada porque implicava em procedimentos que exigiriam contatos pessoais. Um dos critérios para a reelaboração do projeto inicial foi a procura por uma execução metodológica segura que pudesse atender às medidas sanitárias recomendáveis. Foi redimensionado o problema de pesquisa, sem abandonar a temática inicial. Assim, foi realizada uma investigação de cunho qualitativo, com procedimentos metodológicos que respeitaram os protocolos de distanciamento social. Um dos procedimentos de pesquisa utilizados é a pesquisa documental e o outro procedimento foi a pesquisa de campo em que foram entrevistadas sete professoras. Como suporte teórico utilizou-se o “ciclo de políticas”, do sociólogo britânico Stephen Ball e colaboradores, para se compreender o processo de emergência e de elaboração de uma lei no campo educacional e de sua aplicação nas escolas. Ao lado disso, por se tratar de uma pesquisa sobre a temática indígena, foram utilizados os estudos decoloniais e os estudos culturais para se compreender as lutas e as relações de poder envolvidas nas questões de raça e etnia presentes no currículo escolar. Os dados obtidos com esses procedimentos foram analisados sob a ótica da Análise Crítica de Discursos. Os dados mostram avanços e permanências tanto no processo de elaboração da lei como na sua aplicação prática nas escolas. Os avanços dizem respeito à obrigatoriedade da temática indígena no currículo da educação básica. As permanências se tornam visíveis na presença, tanto da legislação como na fala das professoras, de resquícios de uma visão datada sobre os povos originários.
Abstract: This research sought to describe and analyze Law No. 11.645/08, which makes the teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture mandatory. The general objective of this investigation is to analyze the emergence, the elaboration process and the practical application of Law nº 11.645/08, with emphasis on the presence of the indigenous theme in the early years of elementary school (1st to 5th year). The research was developed throughout the years 2020 and 2021, when the SARS-CoV-2 pandemic spread. The field research had to be modified because it involved procedures that would require personal contacts. One of the criteria for reworking the initial project was the search for a safe methodological implementation that could meet the recommended sanitary measures. The research problem was resized, without abandoning the initial theme. Thus, a qualitative research was carried out, with methodological procedures that respected the protocols of social distancing. One of the research procedures used is document research and the other procedure was field research in which seven teachers were interviewed. As theoretical support, we used the “policy cycle” by the British sociologist Stephen Ball and collaborators. In order to understand the process of emergence and drafting of a law in the educational field and its application in schools. Beside that, as this is a research on the indigenous theme, decolonial studies and cultural studies were used to understand the struggles and power relations involved in issues of race and ethnicity present in the school curriculum. The data obtained from these procedures are analyzed from the perspective of critical discourse analysis. The data show advances and permanencies both in the process of drafting the law and in its practical application in schools. The advances concern the obligatory nature of the indigenous theme in the basic education curriculum. The permanencies become visible in the presence of both the legislation and the teachers' speech about the remnants of a dated vision of the original peoples.
Subject: Brasil -- [Lei n. 11.645, de 10 de março de 2008]
Educação -- Legislação -- Avaliação
Cultura afro-brasileira -- Estudo e ensino
Ensino fundamental -- Relações étnicas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43495
Issue Date: 11-Oct-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertacaoMaisaCristinaTDantasPDF2RTB.pdf2.76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.