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Type: Monografia (especialização)
Title: Influência do uso da realidade virtual no equilíbrio de idosos – uma revisão da literatura
Authors: Carina Souza Viegas
First Advisor: Daniele Sirineu Pereira
Abstract: O Brasil passa por mudanças no perfil demográfico, sendo o envelhecimento populacional uma realidade no nosso país. As doenças crônicas degenerativas próprias do envelhecimento podem provocar difíceis de equilíbrio e comprometimento funcional nos idosos. A realidade virtual (RV) é uma tecnologia emergente que está sendo utilizada como recurso terapêutico para treinar o equilíbrio. O objetivo deste estudo foi realizar uma revisão da literatura para verificar a influência do uso da realidade virtual no equilíbrio de idosos. Foi realizada uma busca nas bases de dados eletrônicas Pedro, MEDLINE, LILACS, SCIELO e COCHRANE, utilizando os seguintes descritores: virtual reality, vídeo game, computer game, Nintendo Wii, balance, elderly, aging, older people e seus correlatos em português. A busca na literatura resultou em um total de 18 artigos destes apenas cinco foram incluídos por preencheram os critérios de inclusão (tipo de estudo, de participantes, de intervenção e de desfecho). Todos os artigos analisados apresentaram efeitos positivos no equilíbrio dos idosos após o uso da realidade virtual. Contudo, estes apresentaram grande variabilidade quanto ao tipo de RV utilizada, a duração das intervenções e os instrumentos utilizados para mensurar o equilíbrio, o que dificulta a comparação de seus achados. Com base nos artigos alisados nessa revisão, as evidências de que a RV é capaz de melhorar o equilíbrio em idosos são fracas. No entanto, o potencial de treinamento de realidade virtual ainda não foi explorado o suficientemente. É necessário a elaboração de novos ensaios clínicos para melhorar a qualidade das informações que permitam tomadas de decisões clínicas.
Abstract: Brazil is going through changes in the demographic, population aging is a reality in our country. The degenerative diseases of aging can cause difficult to balance and functional impairment in the elderly. Virtual reality (VR) is an emerging technology that is being used as a therapeutic resource to train your balance. The aim of this study was to review the literature to determine the influence of the use of virtual reality in the balance of elderly. A search was conducted in the electronic databases Pedro, MEDLINE, LILACS, SciELO and Cochrane, using the following keywords: virtual reality, video game, computer game, Nintendo Wii, balance, elderly, aging, older people and their correlates in Portuguese. The literature search yielded a total of 18 articles were included only five of these met the criteria for inclusion (type of study, participants, interventions and outcomes). All articles analyzed showed positive effects on the balance of the elderly after the use of virtual reality. However, they showed great variability in the type of RV used, duration of interventions and instruments used to measure balance, making it difficult to compare their findings. Based on the smoothed articles in this review, the evidence that the RV is able to improve balance in the elderly are weak. However, the potential for virtual reality training has not been sufficiently explored. It requires the development of new clinical trials to improve the quality of information to clinical decision making.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43605
Issue Date: 7-Dec-2012
Appears in Collections:Especialização em Avanços Clínicos em Fisioterapia

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