Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43620
Type: Artigo de Periódico
Title: Trajetória profissional de treinadores no contexto do esporte paralímpico
Other Titles: Professional trajectory of coaches in the context of paralympic sports
Authors: Lucas Alves Facundo
Marco Túlio de Mello
Mário Antônio de Moura Simim
Tiago Duarte
Aline Ângela da Silva Cruz
Fernanda Veruska Narciso
Roberta Ariane de Andrade Ramos
Alberto Martins da Costa
Andressa Silva
Abstract: Treinadores do esporte paralímpico apresentam diferenças na atuação comparados a outros treinadores. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a trajetória profissional dos treinadores da Delegação Paralímpica Brasileira dos Jogos Rio 2016. Este estudo contou com 35 treinadores (idade: 39,7±9,4 anos, tempo de atuação: 10,7±5,4 anos) que responderam a um questionário estruturado com perguntas fechadas relacionadas à sua trajetória e formação profissional. Em relação à formação acadêmica, 97,1% dos treinadores apresentaram graduação em Educação Física, 65,7% cursaram pós-graduação lato sensu e 22,9% pós-graduação stricto sensu (mestrado) na área. Além disso, 65,7% dos treinadores realizaram alguma disciplina na universidade relacionada ao esporte paralímpico e 85% realizaram cursos de formação complementar. Concluimos que os treinadores tiveram oportunidades de aprendizado formal durante a graduação em Educação Física e em outros cursos de formação após a conclusão do curso, bem como oportunidades informais para construírem sua carreira no esporte paralímpico.
Abstract: Paralympic sports coaches work differently from other coaches. This study analyzed the professional trajectory of coaches working with the Brazilian Paralympic Delegation to the Rio 2016 Olympic Games. It included 35 coaches (age: 39.7±9.4; working experience: 10.7±5,4 years) who answered a structured questionnaire with closed-ended questions related to their history and professional training. As for academic training, 97.1% held degrees in Physical Education; 65.7% held specialization diplomas; and 22.9% held master’s degrees in the area. In addition, 65.7% of the coaches attended some college-level course on Paralympic sports and 85% attended complementary training courses. We concluded that coaches had formal learning opportunities during their undergraduate training in Physical Education and other courses after that, as well as informal opportunities to build their career in Paralympic sports.
Subject: Esportes para deficientes
Capacitação profissional
Educação física e treinamento
Treinadores de atletas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.87115
URI: http://hdl.handle.net/1843/43620
Issue Date: Jan-2019
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/87115#:~:text=Concluimos%20que%20os%20treinadores%20tiveram,sua%20carreira%20no%20esporte%20paral%C3%ADmpico.
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento: revista de educação física da UFRGS
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