Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43631
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mecanismos enunciativos: o jogo das vozes e das modalizações em artigos de divulgação científica publicados no âmbito jornalístico
Autor(es): Ana Carolina Correia Almeida
Pâmela Danielle Souza e Oliveira
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as incidências dos mecanismos enunciativos observados em artigos de divulgação científica, publicados no âmbito jornalístico, especificamente, no que se refere ao gerenciamento das vozes enunciativas e das modalizações que permitem explicar as posições do enunciador em relação ao seu interlocutor e ao conteúdo temático veiculado ao seu propósito comunicativo. A análise orientou-se a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, tendo como suporte o conceito de Folhado Textual de Bronckart (1999). A pesquisa, de natureza essencialmente qualitativa, mas em alguns momentos quantitativa, conceitua e descreve os tipos de vozes e as modalizações encontradas no corpus, que se compõe de três artigos extraídos das versões online dos jornais BBC Brasil e Folha de São Paulo. Para análise, fez-se a divisão do texto por parágrafos, com o intuito de localizar, em cada passagem, marcas linguísticas implícitas e explícitas, a fim de verificar como as vozes e as modalizações são distribuídas e orquestradas, qual a predominância existente nesse gênero textual e quais as implicações desses mecanismos para a construção e configuração da enunciação. Observou-se que as incidências dos mecanismos enunciativos, como o uso de modalizadores e vozes textuais, contribuem para construir e explicitar o todo enunciativo, como questões de responsabilidade sobre a enunciação de acordo com posicionamentos enunciativos e podem colaborar para construir sentidos e influenciar modos de pensar e de agir sobre o texto.
Assunto: Mecanismos enunciativos
Vozes
Gênero texto de divulgação científica
Mecanismos encunciativos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43631
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p30
metadata.dc.relation.ispartof: Caderno CesPUC de Pesquisa
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.