Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43635
Type: Artigo de Evento
Title: Representações acerca da língua espanhola como valor na dimensão escolar, currícular e para os estudantes
Authors: Fernanda Peçanha Carvalho
Abstract: Com o desejo que o ensino de língua espanhola alcance um espaço de excelência e visibilidade na realidade escolar brasileira desenvolvi minha pesquisa de mestrado, inserida na Linguística Aplicada, que teve como objetivo geral investigar representações dos sujeitos-professores de E/LE sobre a Lei 11.161/2005 e seus efeitos de sentido no processo de ensino da Língua Espanhola e na constituição subjetiva do professor. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol de Belo Horizonte e região metropolitana e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. O aporte teórico está ancorado na Análise de Discurso franco-brasileira que parte dos estudos pecheutianos em interface com a psicanálise lacaniana. Empregou-se como dispositivo de análise dos fatos linguísticos de nosso corpus a interpretação (ORLANDI, 2012), as ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 1998), as noções de intra e interdiscurso (PÊCHEUX, 1974), algumas modalidades da heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004) e noções tomadas da psicanálise. Dialoguei também com conceitos referentes aos estudos culturais sobre globalização e pós-modernidade. Ao identificar as representações sobre a língua como valor na dimensão do espaço escolar, por um lado, depreendi o efeito de militância; por outro lado, indícios da desresponsabilização do sujeito-professor, permitindo que a valorização do E/LE seja atribuída a diversas interpretações que os outros dão à Lei, que institui a língua como disciplina escolar. Na análise dessas representações, vislumbrou-se como os modos de gozo incidem na constituição subjetiva dos professores, mortificando-os através das queixas ou vivificando-os através das ideias criativas. As representações do valor atribuído à língua no currículo da escola deslizam entre o campo semântico da relevância e o da irrelevância, e nas representações dos professores sobre o valor da disciplina Língua Espanhola para os estudantes, são empregados enunciados que remetem à língua para a comunicação e de valor quantitativo. O valor do E/LE é representado como mais uma língua para um repertório global de línguas, imaginariamente, demandado pelo mercado de trabalho.
Subject: Língua Espanhola
Representações
Lei Nº 11.161
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43635
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: http://media.wix.com/ugd/0bea23_125e27d5450b4fee92f59b83dc16709b.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.