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http://hdl.handle.net/1843/43635
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Representações acerca da língua espanhola como valor na dimensão escolar, currícular e para os estudantes |
Authors: | Fernanda Peçanha Carvalho |
Abstract: | Com o desejo que o ensino de língua espanhola alcance um espaço de excelência e visibilidade na realidade escolar brasileira desenvolvi minha pesquisa de mestrado, inserida na Linguística Aplicada, que teve como objetivo geral investigar representações dos sujeitos-professores de E/LE sobre a Lei 11.161/2005 e seus efeitos de sentido no processo de ensino da Língua Espanhola e na constituição subjetiva do professor. O percurso teórico-metodológico foi desenvolvido a partir do corpus de pesquisa constituído por dizeres de professores de espanhol de Belo Horizonte e região metropolitana e do texto integral da Lei Nº 11.161/2005. O aporte teórico está ancorado na Análise de Discurso franco-brasileira que parte dos estudos pecheutianos em interface com a psicanálise lacaniana. Empregou-se como dispositivo de análise dos fatos linguísticos de nosso corpus a interpretação (ORLANDI, 2012), as ressonâncias discursivas (SERRANI-INFANTE, 1998), as noções de intra e interdiscurso (PÊCHEUX, 1974), algumas modalidades da heterogeneidade enunciativa (AUTHIER-REVUZ, 1998, 2004) e noções tomadas da psicanálise. Dialoguei também com conceitos referentes aos estudos culturais sobre globalização e pós-modernidade. Ao identificar as representações sobre a língua como valor na dimensão do espaço escolar, por um lado, depreendi o efeito de militância; por outro lado, indícios da desresponsabilização do sujeito-professor, permitindo que a valorização do E/LE seja atribuída a diversas interpretações que os outros dão à Lei, que institui a língua como disciplina escolar. Na análise dessas representações, vislumbrou-se como os modos de gozo incidem na constituição subjetiva dos professores, mortificando-os através das queixas ou vivificando-os através das ideias criativas. As representações do valor atribuído à língua no currículo da escola deslizam entre o campo semântico da relevância e o da irrelevância, e nas representações dos professores sobre o valor da disciplina Língua Espanhola para os estudantes, são empregados enunciados que remetem à língua para a comunicação e de valor quantitativo. O valor do E/LE é representado como mais uma língua para um repertório global de línguas, imaginariamente, demandado pelo mercado de trabalho. |
Subject: | Língua Espanhola Representações Lei Nº 11.161 |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43635 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://media.wix.com/ugd/0bea23_125e27d5450b4fee92f59b83dc16709b.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Simpósio Internacional Sobre Análise do Discurso |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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