Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43654
Type: Dissertação
Title: Avaliação como processo dialógico para o desenvolvimento da competência discursiva no processo de produção textual na escola e fora dela
Authors: Hermano Henrique de Oliveira
First Advisor: Leiva de Figueiredo Viana Leal
First Referee: Adriane Teresinha Sartori
Second Referee: João Wanderley Geraldi
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo analisar reflexivamente uma experiência dialógica entre sujeito-orientador e sujeito-orientando no processo interativo de elaboração de produção de projeto de pesquisa e da respectiva dissertação, tendo como foco de estudo a avaliação do texto. O estudo foi produzido durante o período de pandemia Covid-19 no mundo e, consequentemente, foi impactado por esse momento. Originalmente o pesquisador elegeu como objeto de estudo o desenvolvimento de uma perspectiva discursiva no processo de avaliação de textos argumentativos produzidos por alunos. Face às dificuldades de acesso aos alunos, geradas pela pandemia, este pesquisador deslocou o foco de intervenção junto aos alunos para o próprio processo de interação vivenciado durante o mestrado. Esta pesquisa configura-se como qualitativa, com abordagem analítica-reflexiva, em situação de alta subjetivação. Teóricos do discurso como Bakhtin, Geraldi, Amossy e Leal sustentam o arcabouço analítico da experiência, somados a pesquisadores e estudiosos da educação, como Perrenoud e Meirieu. A experiência dialógica entre pesquisador e orientadora é aqui apresentada e detalhada passo a passo, em seis capítulos que se juntam e lançam luzes sobre o processo avaliativo escolar e sobre a necessidade de que o ensino de produção de texto na escola se aproxime de uma prática textual colaborativa entre aluno e professor e entre alunos. Resultados da pesquisa apontam que, pelo princípio da coenunciação, é possível ao professor ouvir a voz do sujeito aprendiz e vice-versa, abrindo caminhos para a existência de sujeitos autores, preparados para escreverem dialogicamente fora dos muros da escola, em processo de constituição de si mesmos e do outro, para a transformação da realidade.
Abstract: This work aims at doing a reflexive analysis of a dialogic experience between a subject advisor and their subject-advisee in the interactive process of research proposal designing and its product, the thesis. The research focus is the assessment of the text. This study was done during the pandemic emergence in the world, being thus affected by this moment. Originally, the researcher has chosen as research object the development of a discursive perspective on the assessment process of argumentative text produced by students. Due to difficulties caused by the pandemic, the researcher faced problems to get in touch with students, so he has turned his intervention focus to the very process of interaction itself experienced during the master’s course. It is a qualitative research with an analytic-reflexive approach to a situation with a high degree of subjectivity. Discourse scholars such as Bahkitin, Geraldi, Amossy and Leal in conjunction with researchers of Education, like Perrenound and Meirieu, constitute the theoretical framework for the analysis of this experience. The dialogic experience between novice researcher and advisor is presented and detailed step-by-step in six chapters that shed light on the assessment process of the text and the need for text writing teaching at school gets close to the collaborative textual practices between student and teacher as well as between students. The findings reveal that, by the co enunciation principle, the teacher may listen to the subject-learner’s voice and vice and versa, making room for the existence of subject-actors, ready for dialogically writing out of school walls, in a process of self-constitution and the constitution of the other to transform reality.
Subject: Produção de textos - Avaliação
Estratégias textuais
Professores e alunos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43654
Issue Date: 16-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
08_Hermano_Mestrado_RevFim(2).pdf4.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.