Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/43665
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T18:04:35Z-
dc.date.available2022-07-26T18:04:35Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage283pt_BR
dc.citation.epage296pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43665-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta, recortes de uma pesquisa desenvolvida em um Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática. O caráter rápido e emergencial da implantação de cursos de ensino superior, na modalidade à distância, vinculados ao programa Universidade Aberta do Brasil, impulsionou muitos de seus professores a atuarem com pouca ou nenhuma capacitação prévia. Notou-se que os recursos tecnológicos eram utilizados por alguns docentes, inicialmente, de forma precária e, por vezes, refletindo suas experiências do ensino presencial. As ações dos sujeitos, mediadas por artefatos, foram analisadas à luz da Teoria da Atividade. Entre os procedimentos metodológicos utilizados, focou-se na observação da Atividade do professor Pedro. Um dos resultados encontrados foi perceber que não só os professores incorporam práticas do ensino presencial, na modalidade EaD/UAB, como alguns docentes passam a fazer uso de algumas ferramentas da EaD em sua prática, no ensino presencial, na medida em que apreendem as suas formas de utilização. O produto dessa investigação foi um guia para professores que passam a atuar repentinamente no ensino a distância dentro do sistema UAB. Nele são conceituados alguns elementos da UAB e sugeridos ferramentas e tutoriais de maneira prática e objetivapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCOLTEC - COLEGIO TECNICOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Regional Dos Mestrados Profissionais em Educação e Ensino de Minas Geraispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEnsino a Distânciapt_BR
dc.subject.otherEducação Matemáticapt_BR
dc.subject.otherUABpt_BR
dc.titleAtividade de ensinar, repentinamente, na modalidade EAD/UABpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://empemg2016.wixsite.com/1encontroregionalmppt_BR
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
2016_Atividade de ensinar, repentinamente, na modalidade eaduab.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.