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dc.contributor.advisor1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5179640093644398pt_BR
dc.contributor.referee1Adriane Teresinha Sartoript_BR
dc.contributor.referee2Vicente Aguimar Parreiraspt_BR
dc.contributor.referee3Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.creatorThiago Robson dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3502553015878958pt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T20:00:23Z-
dc.date.available2022-07-26T20:00:23Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43686-
dc.description.abstractThe first part of this dissertation presents a project of teaching and intervention carried out before the Covid-19 pandemic context. It is focused on the use of memes in a classroom of nine graders of a public school - a cycle of workshops under the Bakhtinian concept of discourse genres. This first planning, which was previous to the pandemic reality, has become a pilot plan of workshops- a pedagogical agenda of suggestions of activities for colleague teachers. Throughout these plannings, this work presents, in a concise way, basic concepts related to literacy, multi-literacies, multimodality, among other relevant topics necessary to study meme as a discourse genre. The second part of this dissertation presents reflections about the research process and the social effects caused by the pandemic period. Moreover, this work highlights a conceptual and analytical framework about the origins of the term meme, current ideas about Discursive Liquidity related to the metaphor of a liquid society under Bauman´s perspective and Rossana Furtado´s construct ( 2019) The goal of this work is to contribute to a better understanding of memes, as far as conceptual and historical frames are concerned, to present a synthesis of the most recent approaches on the meme genre, and finally to suggest classroom activities that can be developed within the teaching of Portuguese Language context.pt_BR
dc.description.resumoEsse texto apresenta o que foi planejado para uma pesquisa intervenção, como requisito para obtenção de título de Mestre, no PROFLETRAS/UFMG, antes da pandemia do COVID-19 e o que foi replanejado em função da prevenção contra este vírus. A priori, um projeto de ensino e intervenção com uso de memes em sala de aula, numa escola pública, para alunos de 9º ano – um ciclo de oficinas que toma como foco o gênero discursivo (Bakthiniano). Esse primeiro planejamento – anterior à Pandemia, tornou-se um Plano-piloto de oficinas – um caderno pedagógico de sugestões de atividades/oficinas para os colegas professores. Ao longo destes planos foram apresentados, sinteticamente, conceitos básicos de letramento, multiletramentos, multimodalidade entre outros considerados relevantes para o estudo do gênero discursivo meme. A outra parte desta dissertação divide-se entre reflexões elaboradas pelo pesquisador sobre o processo de pesquisa e sobre o contexto pandêmico/social pelo que o mundo passou. Apresenta-se, além de um recorte conceitual e analítico das origens do termo meme, noções atuais de Liquidez Discursiva relativos à metáfora Baumaniana de uma sociedade líquida; sob ótica da pesquisadora Rossana Furtado (2019). O objetivo final deste estudo, após redirecionamentos necessários frente à realidade, é contribuir para a compreensão de um recorte conceitual e histórico dos memes, trazer uma síntese dos estudos atuais mais relevantes sobre o gênero, além de sugerir atividades que poderão ser desenvolvidas na escola no âmbito do ensino de Língua Portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMemept_BR
dc.subjectGênero discursivopt_BR
dc.subjectLiquidez discursivapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Portuguesapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa (Ensino fundamental) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherMemespt_BR
dc.subject.otherGêneros discursivospt_BR
dc.subject.otherEstratégias discursivaspt_BR
dc.titleO gênero discursivo meme – das origens à liquidez: um recorte conceitual e analítico para o estudo e ensino de Língua Portuguesa em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe discursive genre meme – from origins to liquidity: a conceptual and analytical approach to the study and teaching of Portuguese in the classroompt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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