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http://hdl.handle.net/1843/43721
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Weverton Eugênio Coelho | pt_BR |
dc.creator | Eduardo Mendes Nascimento | pt_BR |
dc.creator | Jacqueline Veneroso Alves da Cunha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-27T21:49:50Z | - |
dc.date.available | 2022-07-27T21:49:50Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.citation.issue | 19 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/43721 | - |
dc.description.resumo | A necessidade e os benefícios da educação para a formação da sociedade e dos indivíduos são indiscutíveis. Dentre as modalidades de ensino superior, a pós-graduação stricto sensu exerce um papel notório, uma vez que é nela que ocorre a formação de professores para o ensino superior, de pesquisadores para o campo científico, além de suprir à demanda de mercado na geração de mão de obra com alto padrão de competência científica e técnico-profissional. Por apresentar essas características a pós-graduação stricto sensu demanda, ao longo do curso, um trabalho intelectual, e caracteriza-se como um ambiente de alta demanda que favorece o aumento da ansiedade dos discentes. No entanto, existem instrumentos cognitivos que podem ser utilizados tanto para minimizar os danos advindos da ansiedade, quanto para melhorar o desempenho acadêmico dos discentes. Dentre os instrumentos que podem ser utilizados para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizado destaca-se a proposição teórica da autoeficácia. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi buscar evidências que permitam analisar a relação da autoeficácia com a ansiedade nos estudantes stricto sensu de Ciências Contábeis. A amostra foi composta pelos 382 estudantes de todos os programas stricto sensu de Ciências Contábeis. Utilizando como instrumento de coleta de dados a Escala de Autoeficácia Geral Percebida e o State-Trait Anxiety Inventory (Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE) e testes estatísticos como Mann-Whitney, Kruskal- Wallis, Spearman etc, as principais conclusões do estudo foram que a autoeficácia se correlaciona positiva e significativamente com a ansiedade e que os discentes da pós-graduação stricto sensu do gênero feminino apresentam escores de ansiedade traço estatisticamente maiores do que os discentes do gênero masculino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | USP International Conference in Accounting | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Stricto Sensu | pt_BR |
dc.subject.other | Autoeficácia | pt_BR |
dc.subject.other | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject.other | Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a pós-graduação: autoeficácia e ansiedade nos curso stricto sensu de ciências contábeis | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://congressousp.fipecafi.org/anais/19UspInternational/congressao-consultar-trabalho-por-titulo.html | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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File | Description | Size | Format | |
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2019_Um olhar sobre a pós-graduação- autoeficácia e ansiedade nos curso stricto sensu de ciências contábeis.pdf | 490.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
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