Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43721
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dc.creatorWeverton Eugênio Coelhopt_BR
dc.creatorEduardo Mendes Nascimentopt_BR
dc.creatorJacqueline Veneroso Alves da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T21:49:50Z-
dc.date.available2022-07-27T21:49:50Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.issue19pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43721-
dc.description.resumoA necessidade e os benefícios da educação para a formação da sociedade e dos indivíduos são indiscutíveis. Dentre as modalidades de ensino superior, a pós-graduação stricto sensu exerce um papel notório, uma vez que é nela que ocorre a formação de professores para o ensino superior, de pesquisadores para o campo científico, além de suprir à demanda de mercado na geração de mão de obra com alto padrão de competência científica e técnico-profissional. Por apresentar essas características a pós-graduação stricto sensu demanda, ao longo do curso, um trabalho intelectual, e caracteriza-se como um ambiente de alta demanda que favorece o aumento da ansiedade dos discentes. No entanto, existem instrumentos cognitivos que podem ser utilizados tanto para minimizar os danos advindos da ansiedade, quanto para melhorar o desempenho acadêmico dos discentes. Dentre os instrumentos que podem ser utilizados para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizado destaca-se a proposição teórica da autoeficácia. Dessa forma, o objetivo geral desse estudo foi buscar evidências que permitam analisar a relação da autoeficácia com a ansiedade nos estudantes stricto sensu de Ciências Contábeis. A amostra foi composta pelos 382 estudantes de todos os programas stricto sensu de Ciências Contábeis. Utilizando como instrumento de coleta de dados a Escala de Autoeficácia Geral Percebida e o State-Trait Anxiety Inventory (Inventário de Ansiedade Traço-Estado – IDATE) e testes estatísticos como Mann-Whitney, Kruskal- Wallis, Spearman etc, as principais conclusões do estudo foram que a autoeficácia se correlaciona positiva e significativamente com a ansiedade e que os discentes da pós-graduação stricto sensu do gênero feminino apresentam escores de ansiedade traço estatisticamente maiores do que os discentes do gênero masculino.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofUSP International Conference in Accountingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherStricto Sensupt_BR
dc.subject.otherAutoeficáciapt_BR
dc.subject.otherAnsiedadept_BR
dc.subject.otherCiências Contábeispt_BR
dc.titleUm olhar sobre a pós-graduação: autoeficácia e ansiedade nos curso stricto sensu de ciências contábeispt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://congressousp.fipecafi.org/anais/19UspInternational/congressao-consultar-trabalho-por-titulo.htmlpt_BR
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