Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43750
Type: Dissertação
Title: A relação entre inteligência e leitura e normatização do Teste das Matrizes Progressivas de Raven, Escala Colorida, para uma amostra de estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de Belo Horizonte.
Authors: Luciana Peron Benevenute
First Advisor: Ângela Maria Vieira Pinheiro
First Referee: Cristiano Mauro Assis Gomes
Second Referee: Alexander Alijah
Abstract: Esta é uma pesquisa transversal, com delineamento comparativo e de cunho correlacional, desenvolvida com crianças cursando as séries iniciais do Ensino Fundamental (EF) da região metropolitana da cidade de Belo Horizonte. Essas crianças apresentaram uma distribuição equilibrada entre meninos e meninas, mediana de idade de 8 a 9 anos e nível sócio econômico variando de A2 a D. Três estudos foram conduzidos. Os dois primeiros, Estudos 1 e 2, tiveram como objetivo principal a investigação da relação entre inteligência (medida pelo teste Matrizes Progressivas Coloridas) e leitura (medida por tarefas de leitura em voz alta de palavras isoladas), em duas amostras diferentes. A primeira contou com 309 crianças, testadas no período de agosto de 2006 a março de 2007 em sete escolas. A segunda foi formada de 267 crianças, testadas no período de agosto a dezembro de 2010, em 10 escolas. Como objetivos específicos nos Estudos 1 e 2, cada uma das amostras foi caracterizada em termos dos escores em inteligência e leitura, comparando-se os resultados de acordo com as variáveis: sexo, tipo de escola e idade. Além disso, para cada amostra foram criadas normas para o Raven. O último estudo, Estudo 3, teve como objetivo a verificação da ocorrência de efeito geracional no desempenho em inteligência das crianças (de ambas as amostras dos Estudos 1 e 2) e a criação de novas normas para o Raven para a população de alunos das séries iniciais do EF de Belo Horizonte. Esse foi o principal objetivo do presente trabalho. Resultados: não foram encontradas relações significativas entre a inteligência e o desempenho na leitura entre as crianças da escola particular. No entanto resultados significativos, porém com valores baixos, foram encontrados para as escolas públicas nos Estudo 1 e 2. Considerando o desempenho em inteligência dos participantes nos dois estudos as análises mostraram a existência de diferenças significativas em relação ao tipo de escola, mas não em função do sexo. Além disso, a análise das diferenças entre as faixas etárias mostrou que, na presente amostra, não faz sentido expor as médias de idade a cada seis meses, sendo possível reduzir o número de faixas etárias. Sendo assim, para cada estudo optou-se por reportar as normas separadamente por tipo de escola, mas não por sexo, e com faixas etárias com amplitude de um ano. No Estudo 3, não houve diferenças significativas para os escores no Raven entre os participantes do Estudo 1 e do Estudo 2, evidenciando assim a não ocorrência do efeito geracional. As diferenças por tipo de escola persistiram e, por esta razão, as normas do Raven também foram reportadas em função do tipo de escola. Pelo fato de novamente não ter havido diferenças significativas entre faixas etárias consecutivas, as faixas etárias foram reportadas com amplitudes de um ano de idade.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43750
Issue Date: 30-Jul-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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