Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/43756
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Associação de práticas projetuais e construtivas associadas no ensino de arquitetura |
Authors: | Marcela Silviano Brandão Lopes Rejane Magiag Loura Sofia Araújo Lima Bessa |
Abstract: | Este trabalho pretendeu discutir os processos pedagógicos voltados para aproximação entre a prática construtiva e a prática projetual, tendo o bloco maciço produzido com terra crua como elemento articulador. Esse componente foi o ponto inicial para elaboração de um projeto arquitetônico em uma ocupação urbana autoconstruída. Esse contexto levou para a sala de aula a discussão sobre a autoconstrução, a transferência de tecnologia e os desafios para melhoria dessa prática. Por meio desta abordagem, foi possível tratar da redução do desperdício no canteiro a partir dos pressupostos da coordenação modular. As disciplinas foram desenvolvidas com alternância de aulas experimentais em canteiro e aulas em sala para desenvolvimento projetual. Além dos conhecimentos técnicos relativos às propriedades da terra como material de construção, também foram discutidos aspectos relativos à estanqueidade, ao conforto termo-acústico e ao reaproveitamento dos resíduos na construção. Nas aulas experimentais, os alunos produziram blocos de terra comprimida e adobes utilizando resíduos de construção e rejeitos de minério de ferro em substituição à areia. A opção por se trabalhar com autoconstrução agregou responsabilidade social à prática projetual, além do desafio de desenvolver uma representação arquitetônica que permita que os desenhos possam ser compreendidos e executados de maneira mais interativa e dialógica. Os resultados desse esforço apontaram para a necessidade de se articular, nos currículos dos cursos de arquitetura e urbanismo, disciplinas que integrem aspectos técnicos ao desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, sem perder de vista suas implicações sobre a apropriação sócio-ambiental dos territórios no Brasil. |
Subject: | Alvenaria Tecnologia Projeto arquitetônico |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43756 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://rephip.unr.edu.ar/xmlui/handle/2133/13849 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso de Escolas e Faculdades Públicas de Arquitetura da América do Sul |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Associação de práticas projetuais e construtivas no ensino de arquitetura.pdf | 291.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.