Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43793
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Badminton: possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educação física escolar
Título(s) alternativo(s): Badminton: teaching possibilities in a context of physical education classes at school
Autor(es): Layla Maria Campos Aburachid
Schelyne Ribas da Silva
Nayanne Dias Araújo
Pablo Juan Greco
Resumo: A forma de ensinar esportes na educação física escolar tem se modificado ao longo das últimas décadas, mas no Brasil esta transformação pedagógica ainda é recente, com estudos de intervenção dessa natureza sendo publicados a partir de 1993, porém ainda utilizando métodos tradicionais. O estudo objetivou demonstrar que o badminton pode ser ensinado na prática via diferentes métodos de ensino e, além disso, apontar em que as atividades propostas distinguem-se quanto a frequência de ocorrência para cada método aplicado. A amostra foi composta por 48 escolares (15,1±0,64 anos) de ambos os sexos e três professores. Os escolares foram separados em três grupos de acordo com o método de ensino (Analítico, TGfU e Integrativo). Aplicou-se 17 sessões para prática do badminton em cada método supracitado. Os resultados de confiabilidade apontaram excelentes índices de concordância intra e inter-avaliadores, a análise descritiva da categorização das aulas e o teste qui-quadrado evidenciaram as peculiaridades de cada método. Conclui-se que a aplicação dos referidos métodos no contexto real de ensino-aprendizagem do badminton estimula e reforça a validade ecológica da pesquisa, uma vez que as práticas ocorreram durante as aulas de educação física.
Abstract: The way of teaching sports in Physical Education at schools has been modifying over the last decades. In Brazil, this pedagogical transformation is still recent though, and researches in this area have been published from 1993 on, with the aid of traditional methods. This study aimed to demonstrate that badminton practice can be taught in different teaching methods and, furthermore, point how the proposed activities differ when it comes frequency of occurrence for each one of the methods that were applied. The sample included 48 male and female students (15.1±0.64 years old) and three professors. Students were split in three groups according the teaching methods (Analytic, TGfU, and Integrative). Seventeen sessions were performed in the practice of badminton for each one of those methods aforementioned. When it came to reliability, it showed excellent intra- and inter-assessor compliance indicators, the descriptive analysis of class categorization and the qui-squared test evinced the peculiarities of each method. Our conclusion is that the application of the aforementioned methods in a real context of teaching and learning in badminton stimulates and reinforces the ecological validity of the research, once the practice has occurred during Physical Education classe.
Assunto: Educação física
Ensino
Badminton (Jogo)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTES
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3055
URI: http://hdl.handle.net/1843/43793
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/jpe/a/TcfFq5gdqfjHz3p4YzBj5tf/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Journal of Physical Education
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Badminton possibilidades de ensino aplicadas ao contexto da educacao fisica escolar.pdf295.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.