Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43800
Type: Tese
Title: Conhecimentos profissionais docentes manifestados em contextos de educação científica fundamentada em modelagem: estudo de caso da prática de uma professora formadora da área de educação química
Authors: Leandro Antonio de Oliveira
First Advisor: Rosária da Silva Justi
First Referee: Lúcia Helena Sasseron
Second Referee: Nilmara Braga Mozzer
Third Referee: Stefannie de Sá Ibraim
metadata.dc.contributor.referee4: Luiz Gustavo Franco Silveira
Abstract: Nas últimas décadas, pesquisas e documentos educacionais têm defendido que a inserção e a integração de práticas científicas e epistêmicas em salas de aula de Ciências podem favorecer a formação de cidadãos alfabetizados cientificamente. Nesse sentido, uma das abordagens de ensino que tem sido alvo de investigação é a Educação Científica Fundamentada em Modelagem, na qual estudantes são envolvidos em atividades de modelagem enquanto aprendem ciência, sobre ciência e a fazer ciência. Para tanto, é necessário que o professor desempenhe um papel fundamental no processo de ensino. No entanto, tivemos acesso a poucas pesquisas que buscam caracterizar os conhecimentos profissionais docentes de professores de Ciências relacionados a essa perspectiva em contextos regulares de ensino, sendo que os estudos existentes apresentam uma visão mais generalista. Em virtude disso, este estudo tem por objetivos: (i) identificar, caracterizar e analisar os conhecimentos profissionais docentes, manifestados nas trajetórias escolar, acadêmicas e profissionais de uma professora formadora da área de Educação Química em contextos específicos de Educação Científica Fundamentada em Modelagem delimitados por contextos envolvendo espaços e tempos amplos (várias situações contextuais de ensino e aprendizagem vivenciadas há mais de duas décadas); (ii) caracterizar um possível desenvolvimento de tais conhecimentos nos contextos de suas trajetórias; (iii) identificar, caracterizar e analisar os conhecimentos profissionais docentes manifestados na prática docente dessa professora em um curso para a promoção da Educação Científica Fundamentada em Modelagem. Para tanto, analisamos dados adquiridos a partir de: (i) gravação de uma entrevista inicial geral sobre os percursos escolares, acadêmicos e profissionais da professora delimitados por contextos envolvendo espaços e tempos amplos; (ii) gravações de seis encontros nos quais uma sequência de atividades foi aplicada para futuros professores de Química de uma universidade pública federal, triangulados com entrevistas pré e pós-encontros com a professora; (iii) notas de campo originadas de observação dos encontros; e (iv) artefatos fornecidos pela professora. O Diagrama Modelo de Modelagem v2 foi usado como ferramenta orientadora da pesquisa e o Modelo Consensual Refinado de Conhecimentos Pedagógicos de Conteúdo foi utilizado como ferramenta analítica. Os resultados da análise evidenciam principalmente que (i) havia momentos em que a professora adquiria, mobilizava, ampliava e desenvolvia conhecimentos profissionais docentes de maneiras bastante diversificadas e influenciadas por diversos fatores, tais como crenças, filtros e amplificadores; e (ii) a professora mobilizou conhecimentos profissionais docentes em agrupamentos diversificados dependendo, por exemplo, de fatores contextuais específicos, filtros, amplificadores, influência dos licenciandos, contextos de ensino e aprendizagem, contextos de modelagem etc. Relacionamentos idiossincráticos entre a manifestação de conhecimentos profissionais docentes e filtros e amplificadores, assim como o próprio desenvolvimento desses conhecimentos foram observados e discutidos, subsidiando a proposição de novos conhecimentos na área. A partir das conclusões, apresentamos implicações deste estudo para a pesquisa em Educação em Ciências, analisamos criticamente os modelos orientadores e analíticos que utilizamos e apontamos contribuições tanto para a área de Educação em Ciências quanto para o campo específico de Conhecimentos Profissionais Docentes.
Abstract: In the last decades, research and official educational documents have argued in favour of both insertion and integration of scientific and epistemics practices in science classes in order to support the education of scientifically literate citizens. In this sense, one of the approaches that has been investigated is the Modelling-based Scientific Education (MBSE), in which students participate in modelling-based activities whilst learning science, about science, and to do science. This requires teachers to play a vital role in teaching processes. On the other hand, we had access to few studies that characterise professional teaching knowledge related to MBSE in regular teaching contexts, whilst those that try to do so are general ones. Therefore, the current study aims at: (i) identifying, characterising, and analysing professional teaching knowledge expressed in the scholar, academic, and professional trajectories of a chemistry teacher educator in MBSE contexts delimited by contexts involving wide spaces and time (several contextual teaching and learning situations experienced for more than two decades); (ii) characterising a possible development of such knowledge in the contexts of her trajectories; (iii) identifying, characterising, and analysing the professional teaching knowledge expressed in her teaching practices whilst conducting a course to promote MBSE. In order to so, we analyse data gathered from: (i) recording of an initial general interview about her scholar, academic, and professional trajectories delimited by contexts involving relatively wide spaces and times; (ii) recording of six meetings in which a set of activities was applied to future chemistry teachers, that were triangulated with data from pre and post-meetings interviews with her; (iii) field notes originated from the researchers’ observations of the meetings; and (iv) artifacts provided by the teacher. The Model of Modelling Diagram v2 was used as the theoretical guide of the study, whilst the Refined Consensus Model of Pedagogical Content Knowledge was used as the analytical tool. The results show mainly that (i) in some moments, the teacher acquired, mobilised, expanded, and developed professional teaching knowledge in quite diversified ways and influenced by several factors such as beliefs, filters, and amplifiers; and (ii) she mobilised professional teaching knowledge in diverse groupings depending, for instance, on specific contextual factors, filters, amplifiers, influence of undergraduates, teaching and learning contexts, modelling contexts, etc. Idiosyncratic relationships between the manifestation of professional teaching knowledge and filters and amplifiers, as well as the very development of such knowledge were observed and discussed, thus supporting the proposition of new knowledge in the area. From the conclusions, we present implications of this study to Science Education research, critically analyse the guiding and analytical models used, and we point out contributions to both the Science Education area and the specific field of Professional Teaching Knowledge.
Subject: Professores de química -- Prática de ensino
Professores de química -- Formação
Química -- Estudo e ensino
Química -- Métodos de ensino
Modelos químicos -- Estudo e ensino
Ciência -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43800
Issue Date: 22-Feb-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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