Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/43811
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | On Trevor Wishart's musical trade-offs: compositional goals, material's selection and suitable sound processes supporting the listener perception |
Título(s) alternativo(s): | Sobre os trade-offs musicais de Trevor Wishart: objetivos composicionais, seleção de material e processos sonoros adequados apoiando a percepção do ouvinte |
Autor(es): | Fellipe Miranda Martins |
Resumo: | Based on Wishart’s literature, this paper investigates the most frequent and significant recorded voice transformation processes, and its correlation with the composer’s compositional goals, presented on four Trevor Wishart’s acousmatic pieces: Vox-5, Tongues of Fire, Globalalia and Encounters in the Republic of Heaven. Although Wishart developed new sound transformations using the phase-vocoder, the selection of the materials takes a key role in determining which sound metamorphosis would fit his aesthetic goal: retain the source credibility from the listener perspective. This articles shows how his compositional goals in each piece demands both specific recorded materials and precise transformation processes in order to achieve his intention with respect to the listener. Hence, one of the main relevant aspects of Wishart’s work for electroacoustic composers is to reveal – from the audience point of hearing – subtleties between natural and artificial transformations of voice samples. |
Abstract: | Com base na literatura de Wishart, este artigo investiga a processos de transformação da voz gravada mais freqüentes e significativos, e sua correlação com os objetivos composicionais do compositor, apresentados em quatro Trevor As peças acusmáticas de Wishart: Vox-5, Línguas de Fogo, Globalalia e Encontros na República do Céu. Embora Wishart tenha desenvolvido novas transformações sonoras usando o vocoder de fase, a seleção dos materiais assume um papel fundamental na determinação de qual metamorfose sonora se encaixaria em seu objetivo estético: manter a credibilidade da fonte do ponto de vista do ouvinte. Este artigo mostra como seus objetivos composicionais em cada peça exigem tanto materiais gravados específicos e transformação precisa processos a fim de alcançar sua intenção com relação a o ouvinte. Assim, um dos principais aspectos relevantes da O trabalho de Wishart para compositores eletroacústicos é revelar – do ponto de vista da audiência – sutilezas entre transformações naturais e artificiais de amostras de voz. |
Assunto: | Acusmático Voz Línguas de Fogo Trevor Wishart |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/43811 |
Data do documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://musica.ufmg.br/sysmus2018/wp-content/uploads/2018/07/On-Trevor-Wishart%E2%80%99s-Musical-Trade-offs-Compositional-Goals-Material%E2%80%99s-Selection-and-Suitable-Sound-Processes-Supporting-the-Listener-Perception.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | International Conference of Students of Systematic Musicology |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_On trevor wisharts musical trade-offs- compositional goals, materials selection and suitable sound processes supporting the listener perception.pdf | 288.43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.