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Tipo: Artigo de Evento
Título: A canção de protesto do século XXI: internet e novas mídias nos processos identitários
Autor(es): Luiza Franca Tomaz de Aquino
Resumo: : Partindo do conceito adotado no Brasil, desde os anos 1960, para Canção de Protesto / Música de Intervenção, pretende-se pensar a utilização da expressão para designar a música engajada que ganha espaço a partir dos anos 1990. As novas tecnologias comunicacionais e, principalmente, a Internet, possibilitam uma participação e produção efetiva de atores antes invizibilizados pelas mídias tradicionais. Grupos minoritários, teoricamente valorizados e defendidos nas composições dos artistas da Canção de Protesto, finalmente ganham armas para elaborarem eles mesmos uma representação de suas práticas culturais e de suas contestações sociais. Dessa forma, processos identitários ganham uma nova dimensão, com indivíduos produzindo e compartilhando criações que os posicionam diante de si mesmos e da sociedade brasileira de maneira antes inimaginável.
Assunto: Artes
Canção de Protesto
Música Engajada
Grupos Sociais
Processos Identitários
Internet
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43815
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-regionais/sudeste/5o-encontro-2018/gt-historia-da-midia-sonora/a-cancao-de-protesto-do-seculo-xxi-internet-e-novas-midias-nos-processos-identitarios/at_download/file
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Regional Sudeste de História da Mídia
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