Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43849
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dc.contributor.advisor1Rogério Antônio Lopespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2684407226973550pt_BR
dc.contributor.referee1Telma de Souza Birchalpt_BR
dc.contributor.referee2Wander Andrade de Paulapt_BR
dc.creatorAna Teresa Campos Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3612347687874990pt_BR
dc.date.accessioned2022-08-01T17:03:33Z-
dc.date.available2022-08-01T17:03:33Z-
dc.date.issued2022-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43849-
dc.description.abstractAlthough Nietzsche presents, in his middle and late period works, a strong critique of the traditional and moral Christian notion of freedom – that is, the notion that we are free, in a superlative sense, to choose the course of our actions – and, furthermore, understand that all events in the world (including human actions) are conditioned by a deterministic web of struggle of organic forces (namely, the perspective of the will to power) aiming to dominate one another, it is observed that the philosopher constantly employs, in his mature writings, a vocabulary that involves the word "freedom" and similar ones. In this sense, we propose to analyze how it is possible to understand the use of this vocabulary as part of a Nietzschean defense of an alternative positive conception of freedom that would be, at the same time, disconnected from the moral and traditional notion of freedom and linked to an ideal of perfection and excellence in action.pt_BR
dc.description.resumoEmbora Nietzsche apresente, em sua obra do período intermediário e da maturidade, uma forte crítica à noção tradicional, moral e cristã de liberdade – isto é, à noção de que somos livres, no sentido superlativo, para escolher o curso de nossas ações – e, além disso, compreenda que todos os eventos no mundo (incluindo as ações humanas) são condicionados por uma rede determinística de luta de forças orgânicas (a saber, a perspectiva da vontade de poder) que almejam dominar umas às outras, observa-se que o filósofo emprega constantemente, em seus escritos de maturidade, um vocabulário que envolve a palavra "liberdade" e outras correlatas a ela. Nesse sentido, propomos analisar como é possível compreender o emprego desse vocabulário como a defesa de Nietzsche de uma concepção positiva alternativa de liberdade que estaria, ao mesmo tempo, desvinculada da noção moral e tradicional de liberdade e ligada a um ideal de perfeição e excelência na ação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiberdadept_BR
dc.subjectVontade de poderpt_BR
dc.subjectExcelênciapt_BR
dc.titleLiberdade moral e liberdade pós-moral : da crítica à afirmação da agência no pensamento de Nietzschept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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