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dc.creatorTiago Aroeirapt_BR
dc.creatorAna Carmem Dantaspt_BR
dc.creatorMarlusa de Sevilha Goslingpt_BR
dc.date.accessioned2022-08-03T12:43:13Z-
dc.date.available2022-08-03T12:43:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage584pt_BR
dc.citation.epage610pt_BR
dc.identifier.doi10.14210/rtva.v18n2.p584-610pt_BR
dc.identifier.issn19837151pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43906-
dc.description.abstractAs tourists’ behavior changes, tourism destinations have started to assume the role of experience providers. In this context, recent studies reveal that relevant tourist experiences tend to increase the likelihood that the tourist will remember the destination. The main purpose of this paper was to propose and test a model of relations between the underlying dimensions of memorable tourism experience, cognitive perception, reputation, and loyalty towards a destination. The study method consisted of a survey involving 664 tourists from all Brazilian states. The study procedures included (1) analysis and exclusion of univariate and multivariate outliers, (2) exploratory factor analysis, and (3) validation of the measurement model and structural model using structural equation modeling. The results indicate that 11 of the 13 tested hypotheses were validated at a significance level of 1%. It was also observed that among the five underlying dimensions of Memorable Touristic Experience identified – (1) Hedonism, (2) Novelty, (3) Local Knowledge and Culture, (4) Revival and (5) Engagement - Novelty was the one that stood out most.pt_BR
dc.description.resumoOs destinos, de acordo com mudanças de comportamento dos turistas, começam a se posicionar como fornecedores de experiências. Neste contexto, estudos recentes apontam que as experiências turísticas relevantes tendem a aumentar a propensão dos turistas de se lembrarem do destino. O objetivo principal deste estudo foi propor e testar um modelo de relações entre as dimensões subjacentes da Experiência Turística Memorável, da Percepção Cognitiva, da Reputação e da Lealdade ao Destino. A metodologia foi um survey com 664 respondentes de todos os estados do Brasil. Realizaram-se (1) a análise e exclusão de outliers univariados e multivariados, (2) a análise fatorial exploratória e (3) a validação do modelo de mensuração e do modelo de estrutura usando modelagem por equações estruturais. Os resultados indicam que 11 das 13 hipóteses testadas são significativas ao nível de 1%. Além disso, observaram-se as cinco dimensões subjacentes na Experiência Turística Memorável – (1) Hedonismo, (2) Novidade, ( 3 ) Conhecimento e Cultura Local, (4) Renovação e (5) Envolvimento. A Novidade foi a dimensão mais saliente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Turismo - Visão e Ação - Eletrônica,pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExperiência turística memorávelpt_BR
dc.subjectReputação do destinopt_BR
dc.subjectLeadadept_BR
dc.subject.otherTurismopt_BR
dc.titleExperiência turística memorável, percepção cognitiva, reputação e lealdade ao destino: um modelo empíricopt_BR
dc.title.alternativeMemorable tourist experience, cognitive perception, reputation and loyalty to the destination: an empirical modelpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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