Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43909
Type: Tese
Title: Representações multimodais em aulas de ciências/química da educação básica : o papel das representações informais
Authors: Maria Luiza Silva Tupy Botelho
First Advisor: Ana Luiza de Quadros
Abstract: Durante o processo de produção do conhecimento científico, nas universidades e grandes centros de pesquisa, o uso de diferentes representações é uma prática recorrente entre os cientistas. Na tentativa de aproximar cada vez mais o ensino e a aprendizagem de Ciências de práticas científicas autênticas, a abordagem de ensino embasada em desafios representacionais, que usa diferentes modos semióticos, mostra-se relevante. Esta pesquisa possui caráter qualitativo e tem como objetivo analisar como a abordagem de ensino baseada na proposição, justificação, negociação e reelaboração de representações contribui para o entendimento de conceitos científicos, assim como analisar como as representações informais, representações não comumente utilizadas em aulas de Ciências e de Química, auxiliam os estudantes na apropriação de representações formais, que se aproximam das representações canônicas e são mais comumente utilizadas. A pesquisa desenvolveu-se em dois contextos escolares distintos: em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental e em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Em ambas as escolas as pesquisadoras acompanharam as aulas de Ciências e de Química por um período de seis meses. Para analisar as contribuições de um trabalho desenvolvido com representações multimodais foi necessário observar e descrever um conjunto de aulas de cada escola, em busca de um entendimento de como os estudantes lidam com as representações multimodais e em que passo as atividades envolvendo representações favorecem a apropriação de conhecimento científico. A abordagem de ensino baseada na proposição, justificação, negociação e reelaboração de representações multimodais contribui para o entendimento de conceitos científicos ao passo que insere o estudante em um contexto de construção de conhecimento que se aproxima do processo de produção da própria Ciência. Ao utilizar os desafios representacionais, o professor propicia aos estudantes o acesso progressivo aos conceitos e fundamentos que irão explicar um fenômeno. O uso de representações que se utilizam de diferentes modos semióticos permite a exploração de diferentes aspectos do conceito ou fenômenos e, com isso, o estudante pode ser levado a construir um entendimento mais sólido sobre o conteúdo explorado. Baseadas na análise dos dados, defendemos que o uso de representações informais subsidia a compreensão das representações formais e do conceito ou fenômenos investigados, uma vez que insere outras affordances da representação e facilita a identificação de abstrações não percebidas pelos estudantes nas representações formais. Desse modo, além de apresentar outros modos semióticos capazes de auxiliar o processo de compreensão do conceito ou fenômeno, as representações informais auxiliam a elucidar aspectos das representações formais e, consequentemente, fortalecem o processo de construção de significado de um conceito ou fenômeno. Os resultados obtidos com esta pesquisa trazem implicações para a prática docente da pesquisadora e para os professores em geral, uma vez que as representações informais se mostraram eficazes para o entendimento das representações formais.
Subject: Educação
Química - Estudo e ensino
Química - Métodos de ensino
Ciência - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43909
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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