Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43918
Type: Dissertação
Title: O aprendizado da anamnese e sua avaliação no curso de medicina: uma contribuição ao debate
Authors: Juliana Lara de Oliveira
First Advisor: Gladys Agmar Sá Rocha
First Co-advisor: Ocimar Munhoz Alavarse
First Referee: Ana Maria Alves Saraiva
Second Referee: Valéria Aparecida de Souza Siqueira
Abstract: A presente Dissertação trata da avaliação da aprendizagem no que se refere à realização da anamnese por estudantes de Medicina cursando uma disciplina obrigatória com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). Tem por objetivo contribuir para explicitar para os acadêmicos e os preceptores (médicos que se tornam professores, em sua grande maioria sem nenhum tipo de preparo acadêmico) a avaliação como parte dos processos de ensino e de aprendizagem. Para tal, buscamos identificar um tema entre os de maior relevância nas disciplinas práticas da APS a fim de desenvolver algum dos mais essenciais. Assim, partimos da construção, com a ajuda de preceptores voluntários, de um texto de referência para o ensino, e por consequência, para a avaliação da anamnese. Passamos, então, pelas dificuldades de definição da avaliação, um termo polissêmico e de surgimento recente. A partir do texto referência, estabelecemos uma matriz preliminar de referência para avaliação, a partir da qual culminamos na construção de uma proposta de instrumento de avaliação da anamnese dos acadêmicos na forma de rubricas. A pesquisa teve um caráter qualitativo, na forma de pesquisa-ação em educação e contou com a participação de sete preceptores que se voluntariaram entre aqueles que prestavam tal serviço à instituição pesquisada no primeiro semestre de 2020 e três alunos que cursavam o quarto período do curso de Medicina da instituição de ensino superior de Belo Horizonte onde a pesquisa se desenvolve no primeiro semestre de 2021. Como conclusão deste trabalho temos um texto que institui uma importante discussão sobre o que e como avaliar nas atividades práticas com pacientes reais. Essa discussão nos levou a uma matriz de referência para avaliação da anamnese – que responde de forma direta à pergunta “o que avaliar” – e a um instrumento de avaliação na forma de rubricas (o segundo produto deste mestrado) que, apesar de ainda carecer de testagens, parece-nos promissor para o fim que propusemos: a avaliação da anamnese produzida por acadêmicos de Medicina em disciplina da APS.
Abstract: This present dissertation deals with the assessment of learning regarding to anamnesis by medical students attending a mandatory course focused on Primary Health Care (PHC). It aims to contribute to explain to academics and preceptors (physicians who become teachers, mostly without any kind of academic preparation) the assessment as part of the teaching and learning processes. To this end, we seek to identify a theme among the most relevant in the practical disciplines of PHC in order to develop some of the most essential ones. Thus, we start from the construction, with the help of voluntary preceptors, of a reference text for teaching, and consequently, for the assessment of anamnesis. We then went through the difficulties of defining the assessment, a polysemic term with a recent emergence. From the reference text, we established a preliminary reference matrix for assessment, from which we culminate in the construction of a proposal for an instrument for assessment of anamnesis of the students in the form of rubrics. The research had a qualitative character, in the form of action research in education and had the participation of seven preceptors who volunteered among those who provided such service to the institution surveyed in the first semester of 2020 and three students who attended the fourth period of the medical course of the higher education institution of Belo Horizonte where the research develops in the first semester of 2021. As a conclusion of this work we have a text that establishes an important discussion about what and how to evaluate in practical activities with real patients. This discussion led us to a reference matrix for the assessment of anamnesis – which responds directly to the question "what to evaluate" – and to an assessment instrument in the form of rubrics (which is the second product of this master's degree) that, although still in need of testing, seems promising for the end we proposed: the assessment of anamnesis produced by medical students in PHC discipline.
Subject: Educação
Educação médica
Medicina - Estudo e ensino (Superior)
Ciências médicas - Estudo e ensino (Superior)
Anamnese - Estudo e ensino (Superior)
Estudantes de medicina - Aprendizagem - Avaliação
Preceptoria
Promoção da saúde - Estudo e ensino (Superior)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43918
Issue Date: 10-Dec-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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