Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/43939
Tipo: Artigo de Evento
Título: Os efeitos vocais de Elis Regina em "Upa, neguinho" de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnier: um instrumento de protesto
Autor(es): Alfredo Ribeiro da Silva
Leonardo Lopes
Resumo: A cantora Elis Regina gravou a canção “Upa, Neguinho”, dos compositores Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri no LP “Dois na Bossa número 2” (1966). Este estudo apresenta uma análise de 5 efeitos vocais (onomatopeia, vibrato, scoop, drive) de ocorrências relevantes destes efeitos na gravação. Os procedimentos metodológicos utilizados são de natureza qualitativa (com base na literatura de fonoaudiologia e performance musical) e quantitativa (intensidade, taxa e amplitude dos vibrati IUHTXrQFLDVLQLFLDOHÀQDOGHDUWLFXODomRQRHVSHFWURVRQRURGRV scoops). Os resultados revelam que a utilização dos efeitos vocais ou de sua combinação por Elis Regina em um mesmo gesto musical, é fruto de um planejamento minucioso que é central na construção de sua performance. A simetria observada entre as repetições de um mesmo efeito vocal revela coerência e unidade resultantes de: (1) comunicação de diferentes nuances emocionais, obtidas por meio de efeitos, coerência e unidade nas repetições simétricas de um mesmo efeito vocal.
Assunto: Efeitos Vocais de Elis Regina
Canção de Protesto
Upa, Neguinho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43939
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://abrapem.org/wp-content/uploads/2020/05/Performus19-ANAIS.pdf#page=380
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Internacional da Abrapem
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.