Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43962
Type: Dissertação
Title: Analisando o uso e a qualidade dos serviços de telessaúde na atenção primária: o caso de Minas Gerais
Other Titles: Quality of telehealth services in primary care in the state of Minas Gerais
Authors: Liliana Maria Madeira Dramos
First Advisor: Alaneir de Fátima dos Santos
First Referee: Alexandra Maria Monteiro Grisolia
Second Referee: Maria Inês Barreiros Senna
Third Referee: Rosália Morais Torres
Abstract: O uso das TIC está cada vez mais presente no setor de assistência à saúde para fornecer suporte e transmitir informações através de distâncias longas ou curtas. A telemedicina é vista como uma ferramenta importante para o enfrentamento desses desafios contemporâneos na saúde. Entretanto, apesar de as ações de Telessaúde atuarem, comprovadamente, de forma favorável às ações de saúde, é necessário reconhecer que existem riscos adicionais para a qualidade da assistência à saúde oferecida a distância. Por esse motivo, torna-se necessário continuar estudando não somente os resultados quantitativos sobre a ampliação do acesso a consultas e a diagnósticos via telemedicina, mas também desvendar questões que favorecem a utilização desse recurso em diferentes níveis de atenção, de forma que possam ser estabelecidos indicadores de estrutura, processos e resultados que efetivamente auxiliem na avaliação e na construção da qualidade desses serviços. OBJETIVO: Avaliar o uso e a qualidade dos serviços de telessaúde ofertados em Minas Gerais, a partir da normativa da ISO 13131, que dispõe sobre parâmetros de qualidade nos serviços de telessaúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal analítico com abordagem quantitativa para os municípios que utilizam o recurso de telessaúde no estado de Minas Gerais, constituído de três etapas. A primeira delas consiste em identificar os municípios do estado que utilizam a telessaúde; na segunda etapa, elaborou-se e aplicou-se um questionário sobre qualidade de serviços de saúde de telessaúde, com base na ISO 13131, a partir de uma amostra estratificada. Na terceira etapa foram constituídos níveis de qualidade em telessaúde a partir dos dados coletados; para os níveis de qualidade da assistência foram utilizados os dados obtidos pelo PMAQ 2º ciclo realizado em 2014. Nesta etapa, buscou-se identificar se a qualidade da prestação de serviços de telessaúde está relacionada a um melhor resultado da qualidade de assistência à saúde na atenção primária, utilizando regressão logística. RESULTADOS: Foi identificado que do total de 853 municípios mineiros, 548 (64%) possuem registros de atividades de telessaúde. Na estratificação de nível de uso dos recursos, foi identificado que, do total de 548 municípios, 11% (59) possui baixo nível de utilização, 66% (360) possuem médio nível de uso e 24% (129) foram identificados com alto índice de utilização. Com base nessa amostra identificada, foi estruturado e aplicado um questionário de avaliação da qualidade dos serviços de telessaúde de acordo com parâmetros da ISO13131, o qual indicou que 186 (51%) dos municípios possuem alta qualidade em telessaúde; 136 (37%) possuem média qualidade e 44 (12%) possuem baixa qualidade. Após isso, foi realizada uma análise de associação entre a qualidade em telessaúde com a qualidade da assistência. Foi identificado que não houve associação entre a qualidade do cuidado e qualidade da assistência. Das diversas dimensões referentes a qualidade de telessaúde, nota-se que a dimensão Gestão da qualidade e do risco apresentou associação com a qualidade da assistência. CONCLUSÃO: O questionário apresentou-se como uma ferramenta consistente. A maioria dos municípios participantes obtiveram alta qualidade em telessaúde e a dimensão de Gestão da qualidade e risco apresentou associação com a qualidade da assistência.
Abstract: The use of information and communication technologies is increasingly present in the healthcare industry to support and transmit information over long or short distances. Telemedicine is seen as an important tool for addressing these contemporary health challenges. However, although Telehealth actions have proven to be favorable to health actions, it is necessary to recognize that there are additional risks to the quality of health care offered at a distance. For this reason, it is necessary to continue studying not only the quantitative results on the expansion of access to consultations and diagnostics via telemedicine, but also to unveil questions that favor the use of this resource at different levels of care, so that they can be established. indicators of structure, processes and results that effectively assist in the evaluation and construction of the quality of these services. OBJECTIVE: To evaluate the use and quality of telehealth services offered in Minas Gerais, based on ISO 13131 regulations, which provide for quality parameters in telehealth services. METHODOLOGY: This is an analytical cross-sectional study with a quantitative approach for the municipalities that use the telehealth resource in the state of Minas Gerais, consisting of three stages. The first of these is to identify the municipalities of the state that use telehealth; In the second stage, a questionnaire on the quality of telehealth health services based on ISO 13131 was developed and applied from a stratified sample. In the third stage were constituted levels of quality in telehealth from the collected data; For the quality of care levels, the data obtained from the PMAQ 2nd cycle held in 2014 were used. In this stage, we sought to identify whether the quality of the provision of telehealth services is related to a better result of the quality of health care in health care. using logistic regression. RESULTS: It was identified that of the 853 municipalities of Minas Gerais, 548 (64%) have records of telehealth activities. In the stratification of the level of resource use, it was identified that, of the 548 municipalities, 11% (59) have low utilization, 66% (360) have medium usage and 24% (129) were identified as high. utilization rate. Based on this identified sample, a questionnaire to evaluate the quality of telehealth services was structured and applied according to ISO13131 parameters, which indicated that 186 (51%) of the municipalities have high quality in telehealth; 136 (37%) have medium quality and 44 (12%) have poor quality. After that, an association analysis was performed between the quality in telehealth and the quality of care. It was identified that there was no association between quality of care and quality of care. From the various dimensions related to the quality of telehealth, it is noted that the dimension Quality and Risk Management was associated with the quality of care. CONCLUSION: The questionnaire presented itself as a consistent tool. Most of the participating municipalities obtained high quality in telehealth and the Quality and Risk Management dimension was associated with the quality of care.
Subject: Telemedicina
Consulta Remota
Gestão da Qualidade
Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde
Atenção Primária à Saúde
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MEDICINA - FACULDADE DE MEDICINA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/43962
Issue Date: 16-Dec-2019
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