Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44000
Type: Dissertação
Title: Dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch
Authors: Juliana Carvalho Franco da Silveira
First Advisor: Mariana de Lima e Muniz
First Referee: Fernando Antônio Mencarelli
Second Referee: Cássia Navas Alves de Castro
Third Referee: Antônio Barreto Hildebrando
Abstract: Esta dissertação busca evidenciar as estratégias de composição utilizadas por Pina Bausch na construção dramatúrgica das peças do Tanztheater Wuppertal, de 1973 a 2009. No presente estudo, refletir sobre dramaturgia significou observar a criação das peças em todo o seu contexto de produção: sua composição, estruturação, escolhas temáticas, estéticas, procedimentos do processo de criação e do treinamento dos bailarinos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o contexto histórico e artístico da dança-teatro e a trajetória de Pina Bausch, sobre o conceito de dramaturgia no teatro e na dança, bem como a análise de entrevistas, vídeos, depoimentos, críticas e reportagens sobre o trabalho da diretora alemã. Também foi realizado um estudo de campo junto ao Tanztheater Wuppertal em fevereiro de 2008 e em abril e maio de 2009. Na intenção de estabelecer parâmetros para o entendimento da composição dramatúrgica da obra de Pina Bausch, foram identificadas duas fases que se diferenciam em relação ao processo de criação das peças: antes e depois do método das perguntas. Centrando nessa segunda fase - que é a mais extensa e vai de 1978 a 2009 - dentre as estratégias de composição encontradas, pode-se destacar o método das perguntas, a estrutura da colagem, o uso de figurinos que explicitam papéis sociais e o uso de cenários com materiais orgânicos e objetos do dia a dia, em uma dramaturgia que se constrói durante o processo de criação e tem como base o olhar da diretora sobre as experiências de seus bailarinos. O trabalho da diretora alemã desenvolveu-se no que Servos (1984) chama de “teatro da experiência”. Observando essas estratégias de composição, percebe-se que a dramaturgia na dança-teatro de Pina Bausch busca absorver e refletir a vida contemporânea a partir da experiência, expandindo as possibilidades expressivas tanto da dança como do teatro e alimentando a busca por novas formas de expressão para ambos os gêneros.
Abstract: This dissertation attempts to find the strategies of composition used by Pina Bausch for the dramaturgical construction of the pieces of the Tanztheater Wuppertal, from 1973 to 2009. In the present research, to reflect about dramaturgy meant to observe the creation of the pieces in all its production context, which includes its aesthetic and thematic choices, and the proceedings utilized for the creation process and for the training of the dancers. For that, a bibliographic revision was done about the historical and the artistic context of the dance theater and the trajectory of Pina Bausch, about the concept of dramaturgy in theater and in dance, as well as the analysis of interviews, videos, statements, critics and reports about the work of the German director and choreographer. It was also realized a field research in the Tanztheater Wuppertal in February of 2008 and in April and May of 2009. Finally, this work searched out to establish parameters for the understanding of the dramaturgical composition of the work of Pina Bausch. Two different phases were identified in the creation process of the pieces: before and after the questions method. Centering in the second phase – that is the longest and goes from 1978 to 2009 – among the composition strategies found, it was detached the “question method”, the collage structure, the use of costumes that explicit social functions and of stage settings with organic material and quotidian objects, the dramaturgy that develops itself during the process of creation and has as its base the director’s look. The work of the German director developed in what Norbert Servos calls “theater of experience”, because its point of departure for the creation of the pieces is the subjective experience of the dancers. Observing the composition strategies, it is possible to say that Pina Bausch’s dance theater is a form of art that has the capacity to absorb and reflect contemporary life, expanding the expressive possibilities of dance and theater and feeding the search for new forms of expression for both genres.
Subject: Dança-teatro
Criação (Literária, artística, etc.)
Dança - Estudo e ensino
Dança - Produção e direção
Artes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44000
Issue Date: 9-Sep-2009
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO JULIANA- VERSÃO FINAL PARA BIBLIOTECA 03 12 09.pdf5.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.