Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cristina Dotta Ortega | pt_BR |
dc.creator | Maria da Conceição Carvalho | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-08T19:50:24Z | - |
dc.date.available | 2022-08-08T19:50:24Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 22 | pt_BR |
dc.citation.issue | n. Esp. | pt_BR |
dc.citation.spage | 36 | pt_BR |
dc.citation.epage | 64 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1981-5344/3232 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 19815344 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44067 | - |
dc.description.abstract | This paper aims at characterizing the role of Bibliography as a discipline in Information Science having as reference how this subject was appropriated by the School of Information Science/UFMG, since the beginning of the Librarianship course, in the beginning of 1950 up to the present day. Firstly, this paper brings a conceptual systematization on this topic with the purpose of putting into question the inaccuracies linked to the notion of "bibliographic". Then it presents a report of academic experience in order to show the evolutionary process of the course Bibliography in the history of the School of Information Science/UFMG: from the initial years to the organization in departments; from the didactictransposition of contents of Bibliography in the undergraduate course in Librarianship to the postgraduate course in Information Science; from the significant scientific production of students and research professors to the devaluation of that course as a theoretical field, in the wake of a worldwide trend. As a conclusion, the importance of Bibliography as a strict course is emphasized, as well as studies about the bibliographic system as a device designed to function as a cognitive path on documents so as to contribute to foster the qualified use of information, promoting the cultural insertion of the subject in the informational world. | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é caracterizar o papel da Bibliografia enquanto disciplina do campo da Ciência da Informação tomando como fonte de referência o modo como tal disciplina foi apropriada pela Escola de Ciência da Informação/UFMG, desde os primeiros anos do Curso de Biblioteconomia, em 1950, até os dias atuais.Primeiramente será apresentada uma sistematização conceitual sobre o tema com a finalidade de colocar em discussão as imprecisões ligadas à noção de“bibliográfico”. Em seguida é apresentado um relato de experiência acadêmica procurando mostrar o processo evolutivo da disciplina Bibliografia na história da Escola de Ciência da Informação/UFMG: dos anos iniciais do curso à estruturação em departamentos; da transposição didática de conteúdos da matéria do curso de graduação em Biblioteconomia ao curso de pós-graduação em Ciência da Informação; e da significativa produção científica de alunos e professores pesquisadores à desvalorização da disciplina como campo teórico na esteira de uma tendência mundial. Como conclusão, enfatiza-se a importância da Bibliografia como disciplina estrita, como também de estudos sobre o sistema bibliográfico na perspectiva de dispositivo elaborado para funcionar como proposta de percurso cognitivo sobre documentos, com o fim de contribuir para fomentar o uso qualificado da informação, promovendo a inserção cultural do sujeito no mundo informacional. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Perspectivas em ciência da informação (on line) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Bibliografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino e pesquisa em Bibliografia | pt_BR |
dc.subject | Escola de Ciência da Informação da UFMG | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteconomia - Bibliografia | pt_BR |
dc.subject.other | Estudo e ensino - Bibliografia | pt_BR |
dc.title | O papel da bibliografia na construção do conhecimento em ciência da informação: o caso da escola de ciência da informação da UFMG | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of Bibliography in the development of knowledge in Information Science: the case of the School of Information Science at UFMG | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/3255/1930 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-9735-7676 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O papel da bibliografia na construção do conhecimento em Cien da Inf- o caso da Esc Cien da Inf da UFMG -pda.pdf | 268.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.