Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/44087
Tipo: Dissertação
Título: O corpo como estrangeiridade íntima: o "trabalho sobre si" como território de refazimento nos processos de criação em dança contemporânea
Autor(es): Paula Poltronieri Silva
Primeiro Orientador: Carla Andrea Silva Lima
Primeiro membro da banca : Gabriela Córdova Christófaro
Segundo membro da banca: Anamaria Fernandes Viana
Resumo: Esta pesquisa teve como foco os desenquadramentos que a dança contemporânea mobiliza no trabalho do dançarino, investigando-os a partir da perspectiva do trabalho sobre si, tal como delineada por Jerzy Grotowski. Partindo da hipótese de que o trabalho sobre si articula práticas em que a própria noção de um “si mesmo” é desestabilizada, apresentou-se aqui uma articulação dessa noção com o conceito de Unheimlich, de Sigmund Freud, privilegiando-se, nessa articulação, a opacidade do corpo a revelar-se como estrangeiridade íntima. A partir desse encadeamento do trabalho sobre si com essa estrangeiridade íntima do sujeito e do corpo, buscou-se tecer relações com os processos criativos em dança contemporânea, direcionando sua investigação, mais detidamente, para os processos criativos de Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras, de Tuca Pinheiro, e Vestígios, de Marta Soares.
Abstract: This research focused on the “mismatches” that contemporary dance mobilizes in the dancer’s process from the perspective of “work on oneself”, elaborated by Jerzy Grotowski. Starting from the hypothesis that the “work on oneself” articulates practices in which the notion of a “itself” is destabilized, we propose a dialogue between this notion and the concept of Unheimlich, by Sigmund Freud, privileging, in this articulation, the opacity of the body, revealing itself as an “intimate foreignness”. Based on this dialogue between the concept of “work on oneself” and this kind of “intimate foreignness” this research investigated the creative processes in contemporary dance through the works Hyenna - não deforma, não tem cheiro, não solta as tiras, by Tuca Pinheiro, and Vestígios, by Marta Soares.
Assunto: Dança moderna - Séc. XX-XXI
Dançarinos
Expressão corporal
Psicanálise e arte
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44087
Data do documento: 18-Nov-2021
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