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Type: Dissertação
Title: Acidentes em atividade acadêmica no âmbito de uma instituição pública de ensino superior
Authors: Glauciene Ferreira dos Santos
First Advisor: Geraldo Márcio Alves dos Santos
Abstract: A relação trabalho, homem e educação mostra-se como uma categoria ontológico-histórica, onde realizar trabalho e educar se apresenta como um processo inerente exclusivamente ao ser humano, num vínculo indissociável. Baseando-se nesse pensamento, esta pesquisa buscou abordar os acidentes que ocorrem com estudantes durante o desenvolvimento de atividades acadêmicas em seu processo de formação profissional na Universidade Federal de Minas Gerais. Os ambientes de aprendizagem, muitas vezes, envolvem a exposição dos estudantes à diferentes tipos de riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, mecânicos e psicossociais que, quando não observados adequadamente podem resultar em acidentes com danos físicos, psicológicos ou mesmo materiais. Optou-se por uma abordagem metodológica de natureza predominantemente qualitativa com a utilização de alguns dados quantitativos. A estratégia de investigação utilizada foi um Estudo de caso com estudantes da Faculdade de Odontologia, com métodos de avaliação sequenciais por meio de aplicação de questionário semiestruturado aos estudantes do 5° ao 10° período e, em um segundo momento, realização de entrevista em profundidade com estudantes que tenham sofrido algum tipo de acidente acadêmico, identificados através do formulário anterior. Os estudantes, sujeitos da pesquisa, reconheceram a exposição aos agentes de riscos ambientais nas clínicas odontológicas e desde os períodos iniciais já se veem como profissionais ao atenderem pacientes e executarem procedimentos com diferentes níveis de complexidade. Essa carga de responsabilidade frequentemente vem acompanhada de sentimentos como insegurança, medo e nervosismo devido à inexperiência e estresse por estarem em um processo contínuo de avaliação dos professores, sendo esses alguns fatores identificados que podem contribuir com a ocorrência de acidentes em atividade acadêmica. Constatamos uma ênfase na abordagem acadêmica sobre exposição aos agentes de riscos biológicos em detrimento aos demais agentes de risco, citados com superficialidade nos períodos iniciais, quando ainda não iniciaram as práticas nas clínicas de atendimento. Há um desconhecimento parcial por parte dos estudantes sobre os procedimentos a serem a adotados em caso de acidentes e da importância em comunicar aos responsáveis a ocorrência de quase acidentes e acidentes sem lesões a fim de se evitar sua recorrência com maior gravidade e danos. Com base nos resultados da pesquisa e entendendo que o conhecimento liberta, criamos um Guia Prático de Saúde e Segurança do trabalho destinado principalmente aos estudantes, com informações básicas para auxiliar no reconhecimento e identificação de riscos ambientais, medidas preventivas e procedimentos a serem seguidos em caso de acidentes.
Abstract: The relationship between work, man and education is shown as an ontological-historical category, where performing work and educating is presented as a process inherent exclusively to the human being, in an inseparable bond. Based on this thought, this research sought to address the accidents that occur with students during the development of academic activities in their professional training process at the Universidade Federal de Minas Gerais. Learning environments often involve exposing students to different types of physical, chemical, biological, ergonomic, mechanical and psychosocial risks that, when not properly observed, can result in accidents with physical, psychological or even material damage. A predominantly qualitative methodological approach was chosen with the use of some quantitative data. The investigation strategy used was a case study with students from the Faculty of Dentistry, with sequential evaluation methods through the application of a semi-structured questionnaire for students from the 5th to the 10th period and, subsequently, an in-depth interview with students who have suffered any type of academic accident identified through the previous form. The students, subjects of the research, recognized being exposed to environmental risk agents in dental clinics, and since the initial periods they already see themselves as professionals when caring for patients and performing procedures with different levels of complexity. This burden of responsibility is often accompanied by feelings such as insecurity, fear, and nervousness, due to inexperience and stress for being in a continuous process of teacher evaluation, and these are some of the identified factors that can contribute to the occurrence of accidents in academic activity. We found an emphasis in the academic approach on exposure to biological risk agents in detriment of other risk agents, mentioned superficially in the initial periods, when practices in care clinics had not yet started. There is a partial lack of knowledge on the part of the students about the procedures to be adopted in case of accidents and the importance of communicating to those responsible the occurrence of near accidents and accidents without injuries, in order to avoid their recurrence with greater severity and damage. Based on the research results and understanding that knowledge frees us, we created a Practical Guide to Health and Safety at work aimed mainly at students, with basic information to assist in the recognition and identification of environmental risks, preventive measures and procedures to be followed in case of accidents.
Subject: Educação
Ambiente de trabalho
Prevenção de acidentes
segurança do trabalho
Educação e trabalho
Avaliação de riscos ambientais
Higiene industrial
Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Odontologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44090
Issue Date: 10-Jun-2022
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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