Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44099
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise da matriz SWOT como ferramenta de planejamento estratégico: um estudo de caso para empresa de transporte.
Other Titles: SWOT matrix analysis as a strategic planning tool: a case study for a transport company.
Authors: James Barboza Graça
First Advisor: Ricardo Augusto Oliveira Santos
First Referee: Simone Evangelista Fonseca
Second Referee: Sabrina Espinele da Silva
Abstract: O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso na Empresa X com o objetivo de analisar como a Matriz SWOT contribui como ferramenta de planejamento estratégico para empresas do segmento da logística de transportes. A logística de transporte contempla uma área da logística com a finalidade de avaliar as entregas e estabelecer o meio mais econômico, rápido e seguro para o atendimento das demandas do consumidor final. É um tema importante de ser desenvolvido pelo fato de essa Matriz permitir a realização do planejamento estratégico sobre a situação atual da empresa de modo a auxiliar no processo de tomada de decisão mais cabível em relação às metodologias de gerenciamento de processos de negócios. Para o alcance do objetivo proposto, a metodologia de pesquisa adotada foi o estudo de caso com estratégia em pesquisa descritiva. Os resultados alcançados permitiram evidenciar que a Análise SWOT na Empresa X se mostrou um diferencial eficiente para a identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e, a partir disso, possibilitar o planejamento estratégico da situação real, considerando uma avaliação global dessas variáveis da Matriz, bem como do monitoramento dos ambientes internos e externos. Concluiu-se que na Empresa X, a Matriz SWOT como ferramenta de planejamento estratégico contribuiu para realizar a análise interna por meio do levantamento dos pontos fortes e fracos. A partir disso, torna-se viável obter os dados que raramente são observados, de modo a auxiliar a melhoria das rotinas e a implantação de um método de gerenciamento
Abstract: The objective of this work was to carry out a case study at Company X in order to analyze how the SWOT Matrix contributes as a diagnostic tool for companies in the transport logistics segment. It is important topic to be developed because this Matrix allows the diagnosis of the current situation of the company to be carried out in order to assist in the most appropriate decision making process in relation to business process management methodologies. To achieve the proposed objective, the research methodology adopted was a case study with a descriptive research strategy. The results achieved made it possible to show that the SWOT Analysis at Company X proved to be an efficient instrument for the identification of strengths, weaknesses, opportunities and threats and, from that, to make it possible to diagnose the real situation, considering a global assessment of these Matrix variables, as well as monitoring the internal and external environments. It was concluded that in Company X, the SWOT Matrix as a diagnostic tool contributed to carry out the internal analysis by surveying the strengths and weaknesses. From this, it becomes feasible to obtain data that is rarely observed, in order to help improve routines and implement a management method
Subject: Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/44099
Issue Date: 13-May-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia James UFMG.pdfMonografia revisada640.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons