Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44113
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cristiano Cezarino Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-09T17:40:34Z | - |
dc.date.available | 2022-08-09T17:40:34Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | IX Reunião Científica da Abrace | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-9516 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44113 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é propor um arcabouço teórico que auxilie nas análises sobre a cenografia contemporânea e, consequentemente, nos seus processos de concepção. A partir de questões suscitadas pela análise do desenvolvimento de trabalhos práticos, alguns operadores são elencados no intuito de compreender como o espaço cênico caracteriza-se atualmente. Tomou-se como hipótese que a cenografia opera de modo a conformar um território que favorece possíveis relações alternativas entre ação e recepção. A partir disso, pode-se questionar se a cenografia pode promover uma participação mais envolvente da recepção, e se ela é capaz de mudar a relação entre cena e público. Percebe-se que as artes cênicas e performáticas contemporâneas desenvolveram vários procedimentos que ampliam a performatividade do evento cênico, e isso repercute na noção de teatralidade. Assim, pretende-se compreender como a cenografia contemporânea é concebida como uma prática espacial relacional. Percebe-se que uma intensa investigação acerca dos diversos modos que definem as relações entre ação e recepção influi diretamente na criação da espacialidade teatral. Essa mudança de paradigma afeta a própria ideia de cenografia: esta se torna uma prática espacial que é praticada, atualmente, de modo a catalisar fluxos e codificar os corpos e os movimentos daqueles que se envolvem no evento cênico. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ARQ - DEPARTAMENTO DE PROJETOS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais abrace | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cenografia | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Espaço Performativo | pt_BR |
dc.subject | Design da Performance | pt_BR |
dc.subject.other | Cenografia | pt_BR |
dc.subject.other | Desempenho (Arte) | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a cenografia contemporânea a partir do espaço performático da capoeira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/976/1239 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Reflexões sobre a cenografia contemporânea a partir do espaco performatico da capoeira.pdf | 224.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.