Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44156
Type: Dissertação
Title: Branch-cut-and-price para o problema de roteamento de veículos generalizado
Authors: Jefferson Willian Gouveia Monteiro
First Advisor: Geraldo Robson Mateus
First Co-advisor: Douglas Guimarães Macharet
First Referee: Mayron César de Oliveira Moreira
Second Referee: Alexandre Salles da Cunha
Abstract: Esta dissertação dedica-se ao estudo do Problema de Roteamento de Veículos Generalizado. Dado um conjunto de consumidores particionado em subconjuntos disjuntos, denominados clusters, o problema consiste em encontrar um conjunto de rotas, uma para cada veículo, tal que cada rota atenda às seguintes restrições: toda rota deve começar e terminar em um depósito específico; a demanda total dos consumidores atendidos em cada rota não deve exceder uma determinada capacidade; e cada cluster deve ter sua demanda atendida em exatamente um consumidor. O objetivo é encontrar um conjunto de rotas — que devem atender às restrições citadas — que minimize a soma dos custos de todas as rotas. Para a resolução do problema, propusemos uma solução exata utilizando um algoritmo branch-cut-and-price que explora a elementariedade parcial da rota durante o algoritmo de precificação. A metodologia foi avaliada utilizando instâncias da literatura para o problema, e os resultados foram comparados aos trabalhos já publicados. Os experimentos apresentaram resultados satisfatórios, de tal forma que conseguimos resolver instâncias que estavam em aberto e reduzimos significativamente o tempo de solução da maior parte delas.
Abstract: This work addresses the Generalized Vehicle Routing Problem. Given a set of customers partitioned into disjoints subsets, defined as clusters, the problem aim to find a set of routes, one per vehicle, such that each route follows the given constraints: every route starts and ends at a specific depot; the total customers’ demand satisfied by a route must not be higher than a predefined capacity; and each cluster must have its own demand satisfied in exactly one customer. The objective is to find a set of routes — such that all already defined constraints are satisfied — that minimizes the total routes cost. In order to solve this problem, we propose an exact solution with a branch-cut-and-price algorithm that explores partial elementarity of the route during the pricing algorithm. The methodology of our work is evaluated using instances from the literature and the results were compared with previous work. Our experiments showed satisfactory results, such that we were able to solve opened instances from the literature and we reduced significantly the solution time of most of them.
Subject: Computação – Teses
Problema de roteamento de veículos – Teses
Algoritmo branch-cut -and-price – Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/44156
Issue Date: 3-May-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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