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http://hdl.handle.net/1843/44163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Suzana Tolfo | pt_BR |
dc.creator | Joao Cesar de Freitas Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Thiago Soares Nunes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T20:57:43Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T20:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 2693 | pt_BR |
dc.citation.epage | 2710 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-9551 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44163 | - |
dc.description.resumo | A mudança da jornada de trabalho dos técnico-administrativos em educação (TAE’s) tem sido um tema constantemente reivindicado por eles nos últimos anos, e com isso cresce o embate esta categoria, as instituições e o governo federal. No entanto, já existem instituições que permitem a flexibilização de horário por acordos políticos informais internos, todavia, há outras que tentam implantar formalmente. Por sua vez os órgãos de controle intensificaram a fiscalização e consideram a regularização da jornada de trabalho de 6 horas como ilegais. O artigo aborda aspectos da cultura organizacional e de gestão de pessoas de universidades federais brasileiras e institutos federais. São identificados alguns traços culturais próprios do serviço público, como a burocracia, a meritocracia, a especialização, a informalidade e abordada a gestão de pessoas sob a delimitação da jornada de trabalho dos TAE’s. Por meio da análise de documentos sobre as práticas e demandas dos movimentos sociais em relação a flexibilização da jornada de 8 para 6 horas diárias são problematizadas as diferenças entre os valores esposados e os praticados. Considera-se que o Ministério da Educação brasileiro tem um grande desafio para consolidar uma cultura forte, seja na manutenção das regras atuais, seja no atendimento às reivindicações dos TAE’s. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público (CIDESP) | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão de Pessoas | pt_BR |
dc.subject.other | Instituições Federais de Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject.other | Cultura Organizacional | pt_BR |
dc.subject.other | Jornada de Trabalho | pt_BR |
dc.title | Instituições federais de ensino: algumas notas à guisa da cultura e da gestão da jornada de trabalho de servidores públicos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://cidesp.com.br/index.php/Icidesp/1cidesp/paper/download/27/156 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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2017_Instituições federais de ensino- algumas notas à guisa da cultura e da gestão da jornada de trabalho de servidores públicos.pdf | 883.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
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