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http://hdl.handle.net/1843/44164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | João Cesar de Freitas Fonseca | pt_BR |
dc.creator | Cristhian Higor de Paula Costa | pt_BR |
dc.creator | João Victor Almeida Pimenta | pt_BR |
dc.creator | Igor Alves Benedito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-10T21:00:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-10T21:00:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.volume | 3 | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.citation.spage | 411 | pt_BR |
dc.citation.epage | 430 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2448-0738 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/44164 | - |
dc.description.resumo | O artigo aborda a gestão de um Diretório Acadêmico (DA) em uma instituição privada de ensino superior, a partir da perspectiva dos atores sociais vinculados diretamente a essa organização: os alunos-gestores. Tem como objetivo central promover a reflexão em torno da experiência de gestão de uma organização estudantil, contribuindo para o avanço no conhecimento sobre o assunto, considerado pouco explorado na literatura científica. Recorre a autores de diferentes áreas do conhecimento para analisar o movimento estudantil, entendido como categoria fundamental para a compreensão do processo de trabalho analisado. O referencial teórico-metodológico utilizado é o da Psicologia do Trabalho e das Organizações (PTO), privilegiando as abordagens mais críticas dessa subárea da Psicologia. Como instrumentos de investigação, são privilegiados a pesquisa bibliográfica e o uso de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que tiveram experiência com a temática. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos reafirmam a complexidade do tema, na medida em que explicitam as contradições presentes na realidade gestionária desse tipo de organização. Além disso, oferecem evidências no sentido de reforçar a importância dessa experiência para a formação dos psicólogos, tanto na dimensão política quanto profissional. Finalmente, permitem verificar a importância do desenvolvimento dos estudos em torno desse tema, através da realização de novas pesquisas e análises de caráter multidisciplinar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Pretextos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Administração | pt_BR |
dc.subject.other | Movimento Estudantil | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do Trabalho e Organizacional | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão de Diretório Acadêmico | pt_BR |
dc.title | Gestão de um diretório acadêmico: um olhar sobre as organizações do movimento estudantil a partir da psicologia do trabalho e das organizações | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/15975 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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File | Description | Size | Format | |
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2018_Gestão de um diretório acadêmico um olhar sobre as organizações do movimento estudantil a partir da psicologia do trabalho e das organizações.pdf | 355.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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