Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/44164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJoão Cesar de Freitas Fonsecapt_BR
dc.creatorCristhian Higor de Paula Costapt_BR
dc.creatorJoão Victor Almeida Pimentapt_BR
dc.creatorIgor Alves Beneditopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-10T21:00:02Z-
dc.date.available2022-08-10T21:00:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage411pt_BR
dc.citation.epage430pt_BR
dc.identifier.issn2448-0738pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/44164-
dc.description.resumoO artigo aborda a gestão de um Diretório Acadêmico (DA) em uma instituição privada de ensino superior, a partir da perspectiva dos atores sociais vinculados diretamente a essa organização: os alunos-gestores. Tem como objetivo central promover a reflexão em torno da experiência de gestão de uma organização estudantil, contribuindo para o avanço no conhecimento sobre o assunto, considerado pouco explorado na literatura científica. Recorre a autores de diferentes áreas do conhecimento para analisar o movimento estudantil, entendido como categoria fundamental para a compreensão do processo de trabalho analisado. O referencial teórico-metodológico utilizado é o da Psicologia do Trabalho e das Organizações (PTO), privilegiando as abordagens mais críticas dessa subárea da Psicologia. Como instrumentos de investigação, são privilegiados a pesquisa bibliográfica e o uso de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que tiveram experiência com a temática. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos reafirmam a complexidade do tema, na medida em que explicitam as contradições presentes na realidade gestionária desse tipo de organização. Além disso, oferecem evidências no sentido de reforçar a importância dessa experiência para a formação dos psicólogos, tanto na dimensão política quanto profissional. Finalmente, permitem verificar a importância do desenvolvimento dos estudos em torno desse tema, através da realização de novas pesquisas e análises de caráter multidisciplinar.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPretextospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherMovimento Estudantilpt_BR
dc.subject.otherPsicologia do Trabalho e Organizacionalpt_BR
dc.subject.otherGestão de Diretório Acadêmicopt_BR
dc.titleGestão de um diretório acadêmico: um olhar sobre as organizações do movimento estudantil a partir da psicologia do trabalho e das organizaçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/15975pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.